Londrina fechou o mês de junho com geração de 1.298 vagas de emprego, resultado de 6.643 admissões contra 5.345 demissões. O saldo é o terceiro maior no ano, atrás somente dos meses de fevereiro (1.477) e janeiro (1.337). Os números divulgados pelo NuPEA (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) campus Londrina nesta quinta-feira (29), são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Comércio gerou o maior número de empregos no mês de junho em Londrina
Comércio gerou o maior número de empregos no mês de junho em Londrina | Foto: Gustavo Carneiro

De maio a junho, Londrina apresentou evolução de 0,85% no saldo de empregos após três meses de queda. De janeiro a junho, a cidade soma 4.570 vagas geradas. "É um crescimento bastante robusto. E recorde de geração de empregos em um único semestre", comentou o economista Marcos Rambalducci, coordenador da pesquisa.

A cidade tem o maior saldo entre as cinco principais cidades da RMLo (Região Metropolitana de Londrina), que somadas, ficaram com saldo positivo de 1.894 postos de trabalho. Ibiporã foi a única cidade da região a apresentar saldo negativo, de 17 vagas. Rolândia apresentou o maior crescimento, de 0,95% em relação ao mês anterior.

SETORES

Dentre as cinco cidades da RMLo, apenas o setor agropecuário apresentou saldo negativo, de 80 postos de trabalho. Os demais tiveram saldo positivo: comércio (739), indústria (638) e serviços (538). Em Londrina, todos os setores apresentaram saldo positivo. Destaque para comércio (560), serviços (484) e indústria (183).

PARANÁ

O Paraná foi uma das 27 unidades federativas que apresentaram saldo positivo no mês de junho. O Estado teve o quarto maior saldo, de 15.858 empregos, 0,56% a mais que em maio. Em todo o País, foram gerados 309.114 postos de trabalho com carteira assinada em junho.