A Prefeitura de Londrina homenageou nesta sexta-feira (9) os 20 maiores geradores de empregos na cidade. Os empresários ou representantes das instituições receberam uma placa festiva em cerimônia realizada no gabinete do prefeito Marcelo Belinati. Juntas, as entidades empregam mais de 22 mil pessoas. “Cada emprego direto gera em torno de dois a três empregos indiretos. Ou seja, estamos falando de 60 a 80 mil pessoas empregadas por essas 20 empresas do município. O objetivo é valorizar o empresariado local”, frisou o chefe do Executivo londrinense.

LEIA TAMBÉM:

+ Grupo Muffato inaugura segundo 'atacarejo' em Londrina

+ Concurso da Receita Federal tem salário de até R$ 21 mil

O levantamento foi feito pelo Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) e levou em conta os dados de outubro do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Entre as homenageadas estão empresas da área de alimentação, saúde e tecnologia.

De acordo com Alex Canziani, presidente do instituto, o município tem trabalhado para que as grandes empresas comprem em Londrina e assim ajudem os menores, mantendo o dinheiro na cidade. “Começamos a avaliar quais são as principais demandas que eles (empresários) têm e quais produtos que compram para ver se conseguimos desenvolver novos fornecedores daqui. Além disso, temos buscado empresários de fora para gerar emprego aqui na cidade.”

Evento fez parte das celebrações de 88 anos de Londrina
Evento fez parte das celebrações de 88 anos de Londrina | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Décimo segundo maior gerador de empregos, com 915 funcionários, a Unimed projeta dobrar o número de vagas até o final de 2024, quando deve finalizar a construção de um hospital de média e alta complexidade na avenida dos Expedicionários, na zona sul. “Esse investimento ainda não está fechado, porque estamos finalizando a parte de orçamento. Serão perto de R$ 200 milhões de investimentos diretos da Unimed. Vamos atender os 28 municípios que fazem parte da rede Unimed Londrina e toda a região Norte do Paraná”, pontuou Ricardo Häussler superintendente de mercado da cooperativa de saúde em Londrina.

SOLUÇÕES INOVADORAS

No mesmo evento, foi assinado o acordo de cooperação, por meio do edital de soluções inovadoras, com o empresário, escritor e palestrante Fabiano Zanzin. O profissional irá implantar um software para auxiliar na gestão e execução dos projetos do Codel.

Veja quantos funcionários têm os maiores empregadores da cidade:

1º Irmãos Muffato S.A. - 2.184

2º Editora E Distribuidora Educacional S.A (Unopar/Pitágoras) - 2.037

3º Plaenge Empreendimentos Ltda - 2.031

4º Associação Evangélica Beneficente De Londrina (Hospital Evangélico) - 1.650

5º Irmandade Santa Casa De Londrina - 1.280

6º Tata Consultancy Serviços Do Brasil Ltda - 1.244

7º A. Yoshi Engenharia e Construções Ltda - 1.100

8º Instituto de Câncer de Londrina - 1.052

9º Fast Ariam Equipamentos Ltda – 945

10º Centrallimp Limpeza E Serviços Ltda – 932

11º Viação Garcia Ltda – 929

12º Unimed De Londrina Cooperativa De Trabalho Médico – 915

13º Instituto Filadélfia De Londrina – 912

14º Amcor Flexibles Do Brasil Ind. Com. De Embalagens Ltda – 778

15º Casa Viscardi S.A. Comercio E Importação – 770

16º Transporte Coletivo Grande Londrina Ltda – 761

17º Atos Do Brasil Ltda – 740

18º Companhia Cacique De Café Solúvel – 652

19º Atlas Schindler Ltda – 639

20º Hospital Do Coração - 611

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.