Saiba como usar o novo sistema de pagamento
O novo SPB vai interligar as instituições financeiras, permitindo a realização de transferências de dinheiro entre agências e bancos diferentes em tempo real, além do processamento e liquidação de pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições financeiras.
O cliente bancário utiliza o sistema de pagamentos toda vez que emite cheques, faz compras com o cartão de débito ou ainda quando envia um DOC.
Uma das vantagens do novo sistema para o cliente bancário, segundo o BC, é a segurança. Para dar agilidade às operações, o BC criou a TED.
A intenção do BC é que a TED substitua os atuais cheques e DOCs no longo prazo. A principal diferença entre estes dois instrumentos de transferência está relacionada ao tempo em que são efetivadas as operações. O novo sistema, além de ser mais seguro, possibilitará a transferência de recursos em tempo real, permitindo ao favorecido a utilização quase que imediata do dinheiro recebido.
O DOC continuará levando um dia útil para ser compensado. A transferência por meio da TED poderá ser feita nas agências, nas centrais de atendimento telefônico ou pelo Internet Banking. A implantação do SPB, no entanto, não deve causar impacto na rotina financeira da maioria dos brasileiros, pelo menos na fase inicial, segundo o presidente da Andima (Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto), Edgar da Silva Ramos.
A intenção inicial do BC era que fossem restringidos as emissões de cheques acima de R$ 5 mil. Ou seja, que operações financeiras a partir desse valor fossem realizadas por meio da TED e não de DOCs ou de cheques, para reduzir o risco das transações. A TED deveria estar acessível também aos demais clientes bancários, mesmo os que realizam operações abaixo de R$ 5 mil.
Mas como os bancos ainda não estão totalmente preparados para o novo sistema, a Febraban informou que as instituições pretendem impor limites para essas transferências.





