Curitiba A safra brasileira de 2003 pode atingir cerca de 113,6 milhões de toneladas, de acordo com a terceira estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem. Se essa produção for confirmada, representará aumento de 16,97% em relação ao total de cereais, leguminosas e oleaginosas produzidas pelo Brasil no ano passado. O Paraná, principal produtor nacional, deve ter aumento de 24,84% em relação à safra passada, atingindo 26,8 milhões de toneladas.
A produção brasileira deste ano também será o dobro da registrada pelo País em 1990, quando foram produzidas 56,6 milhões de toneladas. De acordo com o chefe do Departamento de Agropecuária do IBGE, Carlos Alberto Lauria, o aumento de 100% da safra brasileira entre 1990 e 2003 ocorreu em função das inovações tecnológicas. ''Com certeza foi em função da tecnologia e do aumento da produtividade e não por causa do aumento de área'', afirmou.
A projeção divulgada ontem levou em conta dados coletados em março e supera em 2,42% a estimativa da safra divulgada há um mês, de 110,9 milhões de toneladas. De acordo com o analista técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, a safra brasileira de 2003 será a maior da história. O Brasil nunca superou a marca dos 100 milhões de toneladas. ''Mesmo que ocorram problemas em algumas culturas de inverno, vamos superar os 100 milhões'', afirmou.
O Paraná aumentou a participação na produção nacional: tinha 22,14% nos 97,1 milhões de toneladas de 2002 e terá 23,63% do previsto para este ano, segundo o IBGE. O Estado deve colher 73% a mais de trigo do que em 2002, quando o clima seco e as geadas causaram a quebra dessa colheita. A área plantada dessa cultura está em 1,1 milhão de hectares, para uma produção esperada de 2,6 milhões de toneladas. A produtividade esperada é de 2,3 mil quilos por hectare, alta de 62% em relação à safra passada. O Brasil deve produzir cerca de 4 milhões de toneladas, aumento de 40% em relação a 2002.
Devem ser colhidos 49,6 milhões de toneladas de soja em 2003 no Brasil, 18,8% superior ao ano anterior. A produtividade também deve melhorar em 7,23% e chegar a 2,7 mil kg por hectare. ''O preço internacional da soja está se recuperando, apesar do câmbio estar atualmente diminuindo um pouco a rentabilidade'', observou Mafioletti. A produção de milho também deve ser recorde no Brasil: 42,4 milhões de toneladas, ante às 35,5 milhões colhidas em 2002.

mockup