Safra de soja deve crescer 40% no Paraná
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de dezembro de 2012
Mariana Fabre<br> Reportagem Local 
A supervalorização da soja ao longo de 2012 impulsionou os agricultores paranaenses a expandir a produção. O terceiro levantamento da safra brasileira apresentado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta um aumento de 6% na área cultivada com o grão no Estado. O incremento de área, aliado a previsões otimistas em relação ao clima, resulta em uma produção estimada de 15,2 milhões de toneladas, volume 40% superior aos 10,8 milhões de toneladas colhidos na safra 2011/12.
A economista da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Gilda Bozza, explica que o crescimento expressivo equivale a uma recuperação ao baixo desempenho das lavouras na safra anterior. "A forte estiagem ocorrida no final de 2011 e início de 2012 causou grandes perdas para a safra passada de verão e o resultado do próximo ano deve ser um retorno à normalidade", analisa. De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), a quebra da última safra de verão no Paraná chegou a 20%.
O otimismo dos sojicultores é disseminado em todo o País, onde a produção da oleaginosa está prevista em 82,63 milhões de toneladas, aumento de 24,5% em comparação ao período anterior. A área plantada no Brasil deve crescer 8,8%, totalizando 27,24 milhões de hectares cultivados com soja. No total, a safra de grãos brasileira 2012/13 deve alcançar 180,2 milhões de toneladas, um incremento de 8,4% em relação ao período anterior, quando somou 166,17 milhões de toneladas. A área cultivada também tende à elevação de aproximadamente 2%, atingindo 51,94 milhões de hectares.
Outro produto beneficiado pela alta de preços, o milho deve somar produção de 71,93 milhões de toneladas no País, incluindo as duas safras. No Paraná, a estimativa de produção total é de 16,63 milhões de toneladas do grão, queda de 0,8% em comparação à safra anterior. "Muitos produtores migraram para soja, que está com preços ainda mais vantajosos", explica a economista da Faep. Deste total, 6,54 milhões de toneladas devem ser colhidos no verão e 10,08 milhões de toneladas na safrinha.
Mesmo com queda de 5% na área cultivada no Estado, o feijão tem previsão de produção de 709,2 mil toneladas, volume 3% superior ao colhido na safra passada. "A perspectiva para a safra de grãos 2012/13 é positiva e até agora o clima tem correspondido às expectativas. Apenas em algumas regiões foram registrados casos pontuais de falta de chuva, mas nada significativo por enquanto", avalia Gina. Em contrapartida, as previsões para o trigo não são positivas e o cereal tende a sofrer redução no Paraná e em todo o País. No Brasil, a produção estimada é de 4,47 milhões de toneladas, 23% inferior à de 2011/12. No Estado, a previsão é de que a produção caia 19%, passando de 2,11 milhões de toneladas na safra 2011/12 para 2,01 milhões de toneladas na 2012/13. Preços baixos e dificuldade de comercialização resultaram em redução de 27% da área cultivada no Paraná.
IBGE
Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra brasileira de grãos em 2013 deve ser 6,9% maior do que a safra de 2012, passando de 162,6 milhões de toneladas para 173,8 milhões de toneladas no próximo ano. A área a ser colhida deve somar 51,511 milhões de hectares, um aumento de 5,4% em relação a 2012. Para este ano, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de novembro projeta safra de 162,6 milhões de toneladas. Se confirmada, a safra será 1,6% superior à do ano passado, que foi de 160,1 milhões de toneladas. A área a ser colhida em 2012 será de 48,9 milhões de hectares, aumento de 0,4% em relação à área colhida em 2011. (Com Agência Estado)



