Brasília - A produção nacional de grãos na safra 2013/14 está estimada entre 192,424 milhões e 196,65 milhões de toneladas, o que representa uma variação de 3,0% a 5,3% acima da safra 2012/2013, quando foram colhidas 186,8 milhões de toneladas. Os números são do segundo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem, em Brasília (DF).
A segunda pesquisa mostra que a soja é o produto de maior destaque em crescimento de produção e área, graças aos bons preços do grão no mercado. A produção da oleaginosa deve ficar entre 87,9 milhões e 90,2 milhões de toneladas e a área, entre 28,8 milhões e 29,5 milhões de hectares.
Segundo a Conab, a área com feijão 1ª safra também deve aumentar, saindo de 1,13 milhão de hectares no estudo anterior para 1,17 milhão e 1,21 milhão de hectares, com um incremento que varia de 3,9% a 8,0%. Outro destaque é a área plantada de algodão, que deve apresentar um incremento porcentual de 16,5% a 22,0%, além do trigo, que tem uma elevação de 15,1%.
A área total destinada ao plantio da safra deve passar dos 53,3 milhões de hectares, podendo alcançar 55,5 milhões de hectares, o que representa uma variação entre 2,0% a 4,2% em relação à área plantada em 2012/2013, que foi de 53,27 milhões de hectares.

IBGE
O Brasil deve produzir no próximo ano 184,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. O montante é 1,4% menor do que o obtido na safra de 2013 até o mês de outubro. Já a área a ser colhida em 2014 deverá alcançar 53,6 milhões de hectares, 1,8% maior do que a colhida neste ano. Os dados fazem parte do primeiro prognóstico de área e produção para a safra agrícola de 2014, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A décima estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas – referente aos dez primeiros meses do ano – aponta uma produção de 186,8 milhões de toneladas, 15,4% maior do que a obtida em 2012 no mesmo período, quando foram produzidas 161,9 milhões de toneladas.
A estimativa da área colhida até outubro teve aumento em relação ao ano passado. O IBGE prevê que o acumulado do ano feche em 52,7 milhões de hectares, 8% maior do que os 48,8 milhões de hectares dos dez primeiros meses de 2012.
De acordo com o IBGE, o arroz, o milho e a soja são os três principais produtos da safra. Somados, eles representam 93% da estimativa de produção e 86,2% da área a ser colhida.

mockup