Sadia vende quatro fábricas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Venilson Ferreira Agência Estado São Paulo 
A Sadia vendeu quatro de suas sete fábricas de esmagamento e refino de soja para a empresa norte-americana Archer Daniels Midland (ADM), um dos gigantes do setor de commodities no mundo. A ADM pagará cash pela transação US$ 165 milhões, em valores de outubro do ano passado.
Segundo José Fernando Monteiro Alves, diretor de relações com o mercado da Sadia, as quatro fábricas - localizadas em Joaçaba (SC), Campo Grande (MT), Paranaguá e Rondonópolis (MT) - serão repassadas para a ADM nos próximos 30 dias. A Sadia manterá as três fábricas para garantir o abastecimento próprio de farelo de soja, necessário para o fornecimento de ração aos seus criadores integrados.
O negócio soja representou neste ano um faturamento de aproximadamente R$ 600 milhões para a Sadia, dos R$ 3,1 bilhões previstos este ano. Com as vendas das fábricas, a empresa perde cerca de 85% da receita com o negócio soja, pois continuará produzindo o farelo e refinando o óleo nas fábricas que continuam em seu poder.
O aumento da presença dos gigantes mundiais do setor de commodities no Brasil, como o Grupo Bunge (controlador da Santista e da Ceval) e da Cargill, além da própria ADM, que em setembro último comprou os ativos da trading Glencore, levou a Sadia a optar pela saída do setor de soja. Decidimos concentrar esforços na nossa marca e estrutura de distribuição, com produtos de maior valor agregado, afirma Alves.
Os recursos obtidos na venda das fábricas não serão utilizados para amortizar as dívidas de US$ 300 milhões a US$ 350 milhões, pois estas são dolarizadas e de longo prazo, afirma Alves. Também não serão utilizadas para investimento. A intenção é obter rendimento com arbitragem no mercado financeiro. A empresa mantém sua programação de investimentos para o próximo ano, de US$ 100 milhões, principalmente em derivados de aves.


