|
  • Bitcoin 151.721
  • Dólar 5,0602
  • Euro 5,2660
Londrina

Economia

m de leitura Atualizado em 25/03/2022, 15:52

Rua Sergipe ganha associação de lojistas

Alser reúne mais de 430 lojistas e prestadores de serviços da rua Sergipe para alavancar o processo de desenvolvimento e modernização

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 25 de março de 2022

Simoni Saris - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

A história da rua Sergipe se funde com a história da criação de Londrina. Na década de 1930, quando o município começava a se desenvolver, a rua sem asfalto já despontava como um relevante espaço comercial da cidade. Oito décadas depois, a vocação para as atividades de comércio e serviços persiste e a via passou por vários processos de revitalização e modernização. No ano passado, ganhou status de Rua Inteligente por meio de um projeto do município em parceria com a iniciativa privada e agora, avança mais um passo na direção de se tornar um centro comercial ainda mais pujante.  

Imagem ilustrativa da imagem Rua Sergipe ganha associação de lojistas Imagem ilustrativa da imagem Rua Sergipe ganha associação de lojistas
|  Foto: Divulgação
 

Nesta sexta-feira (25), foi formalizada a Alser (Associação dos Lojistas da Sergipe), que em um único CNPJ irá representar 431 estabelecimentos comerciais, entre lojas e prestadores de serviços. O trabalho de governança foi iniciado há 13 anos dentro da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e a constituição da associação representa uma importante evolução que possibilitará captar recursos de patrocínio e de contribuição dos lojistas, conforme destacou o diretor Comercial da Acil, coordenador do Núcleo Nova Sergipe e presidente da Alser, Angelo Pamplona. “Criamos esse CNPJ para a gente poder ter independência financeira e mais desenvolvimento na nossa rua ainda, para a gente poder realizar ações. A rua vai ficar ainda mais em evidência”, explicou.    

A presidente da Acil, Marcia Manfrin, salientou que a partir do momento que a rua Sergipe se torna uma referência para a cidade de Londrina, outras vias comerciais importantes da cidade deverão seguir por esse caminho. Ela citou as ruas Maranhão e Guaporé e as avenidas Duque de Caxias, São João e Saul Elkind como exemplos que poderiam criar CNPJs próprios como forma de buscarem recursos e criarem seus próprios projetos. “Londrina será referência em modelo de gestão, inovação, parceria e desenvolvimento.” 

Comerciante na rua Sergipe há 21 anos, Washington Dutra Lopes lembrou que muitas das melhorias já feitas na via estão se deteriorando e a associação vem para promover novas benfeitorias. Ele lamentou que a rua ainda seja alvo de vandalismo e enxerga na formalização da Alser uma forma de proteger o patrimônio público e alavancar o desenvolvimento do espaço. “A rua Sergipe, em matéria de comércio popular, é incomparável. É muito dinâmica, passa por mutações para se adaptar à conjuntura atual e estamos pensando no futuro. Nosso objetivo é que seja sempre uma rua pujante, sempre comercialmente interessante para nós, empresários, e para os nossos clientes.” 

Há 54 anos instalada em Londrina, as Casas Ajita é hoje uma rede de lojas que, em Londrina, teve como primeiro endereço a rua Sergipe, onde permanece até hoje. O proprietário, Fábio Yoshimura Ajita classificou a associação como uma “evolução” no processo de modernização da rua, iniciado com a instalação de semáforos inteligentes e cobertura de wi-fi em toda a rua. “A formação dessa associação vem para contribuir e ajudar nesse processo de evolução e modernização e de revitalização também. Com a pandemia, o comércio de varejo físico sofreu bastante e, com o retorno à normalidade, é natural que a rua evolua com esse processo. Ao longo dos anos, a gente viu o surgimento de novos centros comerciais, shoppings e o desenvolvimento de outras ruas centrais, mas a rua Sergipe sempre teve seu espaço e tem um comércio muito forte.”  

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link