A história da rua Sergipe se funde com a história da criação de Londrina. Na década de 1930, quando o município começava a se desenvolver, a rua sem asfalto já despontava como um relevante espaço comercial da cidade. Oito décadas depois, a vocação para as atividades de comércio e serviços persiste e a via passou por vários processos de revitalização e modernização. No ano passado, ganhou status de Rua Inteligente por meio de um projeto do município em parceria com a iniciativa privada e agora, avança mais um passo na direção de se tornar um centro comercial ainda mais pujante.

Imagem ilustrativa da imagem Rua Sergipe ganha associação de lojistas
| Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (25), foi formalizada a Alser (Associação dos Lojistas da Sergipe), que em um único CNPJ irá representar 431 estabelecimentos comerciais, entre lojas e prestadores de serviços. O trabalho de governança foi iniciado há 13 anos dentro da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e a constituição da associação representa uma importante evolução que possibilitará captar recursos de patrocínio e de contribuição dos lojistas, conforme destacou o diretor Comercial da Acil, coordenador do Núcleo Nova Sergipe e presidente da Alser, Angelo Pamplona. “Criamos esse CNPJ para a gente poder ter independência financeira e mais desenvolvimento na nossa rua ainda, para a gente poder realizar ações. A rua vai ficar ainda mais em evidência”, explicou.

A presidente da Acil, Marcia Manfrin, salientou que a partir do momento que a rua Sergipe se torna uma referência para a cidade de Londrina, outras vias comerciais importantes da cidade deverão seguir por esse caminho. Ela citou as ruas Maranhão e Guaporé e as avenidas Duque de Caxias, São João e Saul Elkind como exemplos que poderiam criar CNPJs próprios como forma de buscarem recursos e criarem seus próprios projetos. “Londrina será referência em modelo de gestão, inovação, parceria e desenvolvimento.”

Comerciante na rua Sergipe há 21 anos, Washington Dutra Lopes lembrou que muitas das melhorias já feitas na via estão se deteriorando e a associação vem para promover novas benfeitorias. Ele lamentou que a rua ainda seja alvo de vandalismo e enxerga na formalização da Alser uma forma de proteger o patrimônio público e alavancar o desenvolvimento do espaço. “A rua Sergipe, em matéria de comércio popular, é incomparável. É muito dinâmica, passa por mutações para se adaptar à conjuntura atual e estamos pensando no futuro. Nosso objetivo é que seja sempre uma rua pujante, sempre comercialmente interessante para nós, empresários, e para os nossos clientes.”

Há 54 anos instalada em Londrina, as Casas Ajita é hoje uma rede de lojas que, em Londrina, teve como primeiro endereço a rua Sergipe, onde permanece até hoje. O proprietário, Fábio Yoshimura Ajita classificou a associação como uma “evolução” no processo de modernização da rua, iniciado com a instalação de semáforos inteligentes e cobertura de wi-fi em toda a rua. “A formação dessa associação vem para contribuir e ajudar nesse processo de evolução e modernização e de revitalização também. Com a pandemia, o comércio de varejo físico sofreu bastante e, com o retorno à normalidade, é natural que a rua evolua com esse processo. Ao longo dos anos, a gente viu o surgimento de novos centros comerciais, shoppings e o desenvolvimento de outras ruas centrais, mas a rua Sergipe sempre teve seu espaço e tem um comércio muito forte.”

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link