O embaixador na União Européia, Roberto Lavagna, será designado ministro da Economia da Argentina em substituição a Jorge Remes Lenicov, que renunciou ao cargo, antecipou nesta quinta-feira à Agência France Presse um funcionário do alto escalão do governo do presidente Eduardo Duhalde. ‘‘Lavagna será o ministro’’, comentou a fonte que preferiu não ter o nome divulgado.
O nome de Lavagna era o mais cotado ontem em Buenos Aires, pelo segundo dia consecutivo. Integrante do Partido Justicialista (Peronista), nos anos 80 foi secretário da Indústria e Comércio do governo do ex-presidente Raúl Alfonsín (1989-99), da União Cívica Radical (UCR).
No entanto, Lavagna enfrentava algumas resistências, pois diversos setores peronistas consideravam que depois de sua passagem pelo governo Alfonsín ‘‘havia ficado demasiado vinculado a setores da UCR’’. Outro ponto que pesava cm
contra o embaixador era sua participação na elaboração do fracassado plano Austral, em 1985. Mas, mesmo assim, Duhalde estaria disposto a inclinar-se por Lavagna.
O ministeriável, de manhã, deu um sinal de que estaria disposto a aceitar. ‘‘A gente não pode se negar a colaborar com o governo’’. Além disso, tentou não se comprometer. ‘‘Não podemos dar as costas ao mundo, mas tampouco podemos ignorar as necessidades da população’’, disse, em referência às exigências do FMI e aos protetos populares.
Lavagna chegará hoje a Buenos Aires, proveniente de Bruxelas, para reunir-se com o presidente.

mockup