O Governo do Paraná irá prorrogar o atual decreto de toque de recolher até o dia 30 de junho, mas decidiu abrir exceção para este fim de semana, dias 12 e 13. O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior (PSD) no início da tarde em Cambé (Região Metropolitana de Londrina). Com isso, bares e restaurantes poderão abrir até às 23 horas neste sábado e domingo com no máximo 50% de ocupação. A medida atende reivindicação da Abrabar-PR (Associação de Bares e Restaurantes do Paraná), que fazia pressão nos últimos dias pelo horário estendido.

"O que a gente espera no Dia dos Namorados que as pessoas possam passar a data de forma tranquila sem muita festa, mas podendo os casais curtirem essa data importante, mas vamos pedir que se evite aglomerações", disse Ratinho Junior em coletiva de imprensa após visitar o novo Centro de Processamento do Grupo Muffato.

Imagem ilustrativa da imagem Restaurantes e bares poderão abrir até às 23h no Dia dos Namorados, diz governador
| Foto: Jonathan Campos/AEN

Em relação a bares e restaurantes, o decreto permite o consumo no local, inclusive self-service, assim como delivery, drive thru e take away. Após esse horário somente estará liberado o atendimento por delivery. No próximo domingo (13), o consumo no local fica condicionado ao agendamento.

Fora essas duas exceções, o novo decreto mantém as regras em vigor desde o dia 28 de maio até o dia 30 de junho. Permanece restrita a circulação de pessoas e de venda e consumo de bebida alcoólica em espaços de uso público ou coletivo depois das 20 horas até as 5h do dia seguinte. Também continua proibido o funcionamento de comércio e atividades não essenciais aos domingos, o que inclui shopping centers e academias e restaurantes poderão funcionar nos sistemas delivery e take away. Já os supermercados podem abrir ao público todos os dias da semana, das 8h às 20h.

Nos municípios com mais de 50 mil habitantes, comércio de rua e prestação de serviços não essenciais podem abrir ao público de segunda à sábado das 9h às 18h, com 50% de ocupação. Cidades menores devem seguir a regulação municipal. Serviços e atividades essenciais, como farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento.

Ratinho Jr. também fez um apelo para que o paranaense comemore a data, mas evite aglomerações para ajudar no combate a propagação do coronavírus. "Toda semana isso é avaliado conforme a taxa de transmissão. O fato de fechar as atividades à noite tem objetivo de desocupar leitos dos traumas, ou seja, aqueles ocupados em acidentes de trânsito e violência. Mas infelizmente, não temos mais médicos e enfermeiros para ampliar muito. Já abrimos mais de 5 mil leitos no Paraná, mas não temos mais profissionais."

Ratinho Jr. também descartou adotar um decreto mais rígido, com um lockdown no Estado. "As pessoas não querem e já estão no ápice da paciência. Não adianta forçar as pessoas a ficarem em casa, ter o dia dia restrito. Temos que apelar para consciência e que o momento é de dureza e que temos que fazer o enfrentamento dessa doença com paciência, e sobretudo vacinando."

O governador do Paraná disse que cobrou nesta semana os chefes das regionais de saúde sobre a velocidade de vacinação. "Exigindo um contato maior com as secretariais municipais de saúde para que ganhe mais rapidez. Nós temos 700 mil vacinas que estão nos municípios, mas não estão nos braços das pessoas. Então temos que fazer que essas vacinas cheguem a todos."

IMPACTO DA MEDIDA

O presidente da Abrabar-PR, Fabio Aguayo, também comemorou a decisão do Governo do Estado de estender o funcionamento dos estabelecimentos de bares e restaurantes para o Dia dos Namorados. Ele também anunciou que o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) irá manter o horário mais flexível para atender a reivindicação do segmento. "A boa notícia é que o prefeito também irá estender o horário até às 23 horas nesses dias, mas a má notícia é que ele poderia fazer mais pelo segmento na próxima semana, ou seja, estamos negociando uma flexibilização maior".

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina, o entendimento da atual gestão é que deve ser respeitado o decreto mais restritivo, por isso Belinati deverá manter o que ficou estabelecido no toque de recolher do decreto estadual até o dia 30 de junho. "Essa excepcionalidade só para a data comemorativa não agrada toda categoria. Vamos tentar isso junto ao prefeito poder voltar a abrir até um pouco mais tarde, ajustar isso, manter os empregos e os nossos negócios", cobrou Aguayo.

MUFFATO FOODS

O governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve em Londrina para inauguração do Muffato Foods, que é um Centro de Processamento de Alimentos do Grupo Muffato, líder do setor supermercadista do Paraná. A unidade foi construída ao lado do atual Centro de Distribuição da rede localizado na BR-369 em Cambé.

O empreendimento totaliza 21 mil m² de construção e R$ 170 milhões de investimentos nesta primeira fase, voltada à proteína animal, em maquinários de grande porte. O local tem capacidade de fatiar 2 mil quilos de queijos e desossar 100 carcaças bovinas, por hora. "Sem dúvida, um novo padrão no quesito segurança alimentar: mais frescor e por mais tempo e, ainda, livre de contaminação”, ressaltou Everton Muffato, diretor do Grupo.

Nesta primeira fase o complexo oportunizou no mercado de trabalho 650 empregos diretos. Na segunda fase a estima é ampliar mais 1.200 vagas. O centro de distribuição também foi ampliado, totalizando R$ 100 milhões em investimentos em automação por meio esteiras e sistema de 'sorter' para separação e distribuição das caixas com produtos.

Imagem ilustrativa da imagem Restaurantes e bares poderão abrir até às 23h no Dia dos Namorados, diz governador
| Foto: Jonathan Campos/AEN

"É um grupo paranaense consolidado que gera milhares de emprego aqui no nosso Estado e agora está com essa indústria de primeiro mundo aqui em Cambé, atendendo toda região de Londrina. E o mais importante de tudo são os empregos trazidos em um momento tão importante. Vivemos um bom momento na recuperação de empregos e fechamos o primeiro quadrimestre com 90 mil empregos com carteira assinada, segundo dados do IBGE", ressaltou o governador do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Restaurantes e bares poderão abrir até às 23h no Dia dos Namorados, diz governador
| Foto: Guilherme Marconi - Grupo FOLHA