Requião desautoriza o aumento da Copel
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de agosto de 2003
Maria Duarte<br> Equipe da Folha 
Curitiba O Palácio Iguaçu anunciou, no início da noite de ontem, que o governador Roberto Requião (PMDB) em viagem no Texas, Estados Unidos desautorizou o aumento na energia elétrica divulgado anteontem pela diretoria da Copel. O reajuste nas contas de energia, de 15,27%, já havia sido comunicado aos acionistas da estatal. De acordo com a Comunicação Social do governo do Paraná, o governador em exercício, Orlando Pessuti, e o presidente da Copel, Paulo Pimentel, fizeram coro com o governador e também desautorizaram o aumento, que valeria a partir de outubro.
''Trata-se de uma declaração precipitada da diretoria e que não tem o consentimento do governo do Paraná'', declarou Requião, do Texas, onde visita o sistema energético daquele estado norte-americano.
Requião afirmou também que a responsabilidade pelas declarações, que alteraram o valor das ações da Copel nas bolsas de valores, serão apuradas. ''Se no futuro houver necessidade de aumento da tarifa, o anúncio do reajuste será feito oficialmente pelo governo do Estado e a população será informada com antecedência'', prometeu.
A direção da empresa havia anunciado para a imprensa que as contas de energia elétrica sofreriam reajustes de 5,27% em outubro, 5% em novembro e 5% em dezembro. Requião disse ainda que o governo não vai aumentar as tarifas em 25,27%, como havia sido autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e que o percentual será transformado em desconto integral para todos os consumidores que pagarem a conta em dia. O governador argumentou que, ao não repassar o aumento para os consumidores, cerca de R$ 95 milhões por mês poderão circular na economia paranaense.


