Curitiba O governador Roberto Requião (PMDB) contestou, ontem, o modelo de energia elétrica proposto pelo Ministério de Minas e Energia, que cria um sistema de pool para geração de energia. Se a proposta for concretizada, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) perde a autonomia em suprir o Estado com energia porque terá que vender toda a energia gerada ao governo federal e depois a energia consumida no Estado terá que ser recomprada conforme o preço fixado por Brasília.
Para o consumidor paranaense, o reflexo mais imediato dessa mudança seria o aumento no preço da energia elétrica. Isso porque estados eficientes em energia como Paraná e Minas Gerais produzem energia mais barata que o resto do País, disse o consultor do setor elétrico, João Carlos Cascaes. Ele apóia o protesto do governador e diz que se Requião não for firme agora, certamente o Paraná sairá perdendo, como já perdeu quando a União não permitiu que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica fosse tributado na fonte, mas só no destino.
Durante encontro com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, no último dia 10, o diretor da Copel Ronald Ravedutti, que acompanhou o governador, apresentou uma alternativa ao modelo proposto. O Paraná continuaria com a autonomia sobre o auto-suprimento de energia e direcionaria para o pool apenas possíveis faltas ou sobras de energia. A explicação de Ravedutti é que o modelo do governo federal contempla a segregação empresarial da atividade de distribuição, o que vai na contramão da intenção da Copel em reverticalizar a empresa.
Quanto ao direito de usufruir da geração própria, a Copel propõe que a geração hidráulica seja integralmente destinada às concessionárias proprietárias, limitando a obrigatoriedade de venda a terceiros a eventuais parcelas que excedam o mercado próprio. Em relatório feito por Ravedutti, outra proposta da Copel é que a energia oriunda de novas concessões de geração seja preferencialmente alocada à distribuidora detentora da concessão da nova planta, sendo transferidas para o pool apenas eventuais parcelas excedentes ao mercado próprio da distribuidora.

mockup