A refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) começará a produzir a gasolina Premium - produto especial para carros importados. O anúncio da produção e comercialização foi feito ontem pelo diretor de Abastecimento e Mercado da Petrobrás, Aurílio Fernandes Lima. O diretor esteve em Araucária (região metropolitana de Curitiba) para as comemorações dos 20 anos da refinaria.
A gasolina Premium será vendida para as distribuidoras que atuam no Estado. Algumas como a própria Petrobrás, Shell e Texaco já vinham comercializando a Premium há quase dois meses em Curitiba. O produto, que já é vendido em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estava em teste na capital paranaense. Os postos ainda estão analisando a aceitação da gasolina, cuja eficiência foi contestada pelo Departamento Nacional de Combustíveis (DNC).
Segundo algumas distribuidoras, a Premium aumenta o rendimento de um carro e diminui o desgaste do motor. Mas se for utilizada em carros nacionais ou mais antigos, o produto não tem qualquer eficácia.
Hoje, a Repar produz gasolina comum, querosene, óleo diesel, gás de cozinha e asfalto. A produção diária chega a 27 milhões de litros de derivados de petróleo. A intenção é aumentar gradativamente a produção para 30 milhões de litros diários, volume que seria alcançado no início do próximo ano.

mockup