Imagem ilustrativa da imagem RenovRetail inaugura centro de tecnologia no Aurora Shopping
| Foto: Gustavo Carneiro

A RenovRetail, empresa especializada em soluções inovadoras para o varejo, inaugurou, nesta terça-feira (12), às 16 horas, o seu centro tecnológico no Aurora Shopping, em Londrina. Com foco no desenvolvimento de produtos referentes às questões do dia a dia dos clientes do setor, a perspectiva é que o laboratório promova a geração de até 200 empregos, físicos e remotos.

O diretor-geral Álvaro Farana explica que as soluções vão ajudar os varejistas a controlar melhor suas empresas e aumentar a rentabilidade através desses produtos. “Temos produtos baseados em várias tecnologias, de inteligência artificial (IA), análises preditivas, câmeras inteligentes, machine learning, checklist digital gerenciando automaticamente atividades da loja, sistema PDV, Shop Go, análises baseadas em neurociências. É uma extensa gama de soluções”, detalha o diretor.

A RenovRetail, segundo o executivo, não vai adotar modismos, mas criar opções conforme as necessidades e demandas de seus clientes. Ele afirma que Londrina, foi escolhida para a implantação do centro de soluções tecnológicas pelo seu grande ecossistema de inovação, com startups, apoio do poder público e das universidades e empresas multinacionais instaladas no município. “Esse foi um dos motivos, além do fato importante de termos um grande cliente e parceiro, que é o Grupo Muffato”, diz.

A rede supermercadista, terá o seu braço “Muffato Labs” incubado na RenovRetail, com uma célula de desenvolvimento e inovação. “Obviamente, como vamos estar dentro do mesmo espaço, no Aurora Shopping, onde a rede tem uma loja Super Muffato Gourmet, isso vai facilitar o desenvolvimento e eventuais testes dos nossos produtos que visam aperfeiçoar a experiência de compras dos clientes e otimizar os processos de gestão da empresa”.

A ênfase inicial é no varejo alimentar, mas o setor de modo geral terá na RenovRetail a oportunidade de encontrar soluções de TI para suas necessidades e demandas. “O fato de estar em um centro de compras será um facilitador para contatos com outros segmentos do comércio, que são clientes potenciais para a empresa”, observa o executivo.

Interação

Farana diz que a escolha do shopping se deu pela interatividade. “O shopping center é um ambiente inclusivo que promove a interação do lab com o público. Embora nosso propósito seja criar ferramentas tecnológicas para o mercado corporativo de varejo, estaremos com as portas abertas - em um local clean, arejado e muito agradável - para todas as pessoas que quiserem conhecer o processo de criação de tecnologia”, diz Farana.

Marcos Crestani, superintendente do Aurora Shopping, diz que o empreendimento consolida a tendência do setor que é abrir espaço para o segmento de serviços. “No caso específico da chegada da RenovRetail ao Aurora, é uma convergência perfeita de propósitos, já que o centro de tecnologia vai oferecer soluções justamente para o varejo, atendendo inclusive outros operadores do Shopping de modo próximo e direto”.