Relatório do FED diz que EUA mantém desaceleração
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de maio de 2001
Agência FolhaDe São Paulo
A economia norte-americana cresceu em um ritmo modesto nos últimos dois meses, com um particular enfraquecimento do setor industrial, segundo relatório sobre as condições econômicas dos EUA divulgado ontem pelo Fed (Federal Reserve, o banco central do país).
A avaliação, conhecida como Livro Bege, é um indicador da política monetária a ser adotada pelos membros da instituição. Ao informar que continua a ver desaceleração na economia norte-americana e sem pressões inflacionárias, o texto sugere que o Fed deverá promover nova redução das taxas de juros do país na próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto da instituição (Fomc), marcada para dia 15.
O texto aponta outros sinais de enfraquecimento econômico, como gastos menores dos consumidores embora note uma alta nas vendas no varejo no final de abril e o enfraquecimento do mercado de trabalho. Contrariando esse enfraquecimento industrial, indicador divulgado ontem mostrou que as encomendas às fábricas cresceram em março, após três meses de quedas.
Para o primeiro trimestre deste ano, a previsão mais otimista era que o PIB crescesse 1%. Surpreendentemente, dados preliminares apontam crescimento de 2% para e economia do país no período o dobro do esperado.