São Paulo - As novas regras de remuneração para a caderneta de poupança já deverão estar valendo até a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será realizada nos dias 9 e 10 de junho, de acordo com o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.
Com a tendência de queda da taxa de juros desde janeiro, o rendimento da poupança começa a ser superior ao de títulos privados como o CDB. Com isso, o governo teme que a poupança atraia grande números de investidores.
''O princípio das mudanças de remuneração está em não deixar que a poupança se transforme em um investimento, porque investimento tem que ter risco'', disse Martins.
Segundo Martins, o governo não decidiu como será feita a limitação. ''Se não houver consenso, o presidente arbitrará.''
Entre as possibilidades, uma opção é a de indexar a poupança à Selic. Isso traria o benefício de acompanhar a queda dos juros. ''Mas, se a taxa voltar a subir, teria que mexer de novo nas regras.'' Outra opção seria a tributação por faixas, caso em que quanto maior for o montante, menor será o rendimento.

mockup