Regiões Oeste e Norte concentram produção
A criação de peixes é distribuída em todo o Estado e concentrada em tilápia. O principal polo de produção comercial é a região Oeste, com destaque para os municípios de Toledo e Cascavel, que produz mais de 50% do volume total paranaense. Na região, a produção se dá basicamente em viveiros de terra. A região Norte, principalmente nos municípios de Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Londrina, é responsável por cerca de 20% da produção estadual. A região é caracterizada pela produção em tanques-rede e em viveiros de terra. Em Londrina atuam 22 produtores de pescado. A região Leste concentra menos de 10% da produção paranaense, mas tem o principal centro de consumo, incluindo o polo de Curitiba. Já na região Sul, a predominância é da produção de carpa, com foco maior em pesque pague.
O responsável estadual pela piscicultura e pesca do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Luiz Danilo Muehlmenn, esclareceu que a produção é comercializada internamente e também enviada para outros estados como São Paulo, mas o Paraná ainda compra pescado de outras regiões do País para atender a demanda. ''O Estado tem condições de ampliar a produção, temos água, produtores e agricultores familiares precisando de alternativa de renda'', afirmou.
Com o tema ''Renda e qualidade de vida para quem produz e saúde para quem consome'', o 11º Seminário Estadual de Aquicultura abordou a sustentabilidade do setor, tanto na questão ambiental quanto na econômica. Após a abertura, o público presente assistiu as palestras ''Piscicultura continental sustentável'' e ''Gestão do agronegócio do pescado''. ''É uma cultura extremamente viável e uma atividade em plena ascensão'', ressaltou o técnico do Emater e organizador do evento, Luiz Eduardo Guimarães de Sá Barreto.
Após o Seminário, o ministro seguiu para Rolândia para conhecer a Fazenda Belmonte, referência em produção de tilápias. O produtor Ricardo Neukirchner produz 10 milhões de alevinos de tilápia por mês e fornece para todo o País. Os debates sobre o setor aquícola tiveram sequência no período da tarde, com a realização de uma reunião técnica sobre o aproveitamento de resíduos da filetagem de peixes. Promovida pela Anpaqui e pelo Emater, a reunião foi direcionada a processadores de peixe e realizada no auditório do Sindicato Rural Patronal de Londrina.(M.F.)





