As má­qui­nas que la­vam e se­cam atin­gem as clas­ses A e B e tam­bém ti­ve­ram ­suas ven­das aque­ci­das com a re­du­ção do IPI (Im­pos­to so­bre Pro­du­to In­dus­tria­li­za­do) da li­nha bran­ca. Des­de que a me­di­da foi anun­cia­da pe­lo go­ver­no, há cer­ca de ­dois me­ses, as ven­das des­ses ele­tro­do­més­ti­cos cres­ce­ram em mé­dia 30%. Os ­dois pro­du­tos ­mais pro­cu­ra­dos são la­va­do­ras de rou­pa e ge­la­dei­ras.
   ‘‘As ven­das au­men­ta­ram no ge­ral, mas nes­ses ­dois ca­sos os for­ne­ce­do­res não dão con­ta de en­tre­gar. La­va­do­ra, de­pen­den­do do mo­de­lo, le­va de oi­to a quin­ze ­dias pa­ra ­chegar’’, con­ta o ge­ren­te ­Joel Mar­cos Ani­ce­to, ge­ren­te de uma das lo­jas Ma­ga­zi­ne
Lui­za.
  A as­sis­ten­te ad­mi­nis­tra­ti­vo Ka­ri­na Ri­bei­ro es­ta­va pes­qui­san­do pre­ço de la­va­do­ras e in­te­res­sou-se pe­la ‘‘la­va e ­seca’’. ‘‘Te­nho uma má­qui­na sim­ples, mas co­mo mo­ro em apar­ta­men­to, so­fro pa­ra se­car rou­pa nos ­dias de chu­va. Não es­tou mui­to por den­tro de pre­ço ain­da pa­ra sa­ber se com­pen­sa le­var uma la­va e se­ca ou uma ­secadora’’,
dis­se.
  Pe­la pes­qui­sa da re­por­ta­gem da FO­LHA fei­ta em ­duas lo­jas, uma ‘‘la­va e ­seca’’ po­de cus­tar o mes­mo pre­ço (R$ 3 mil) que uma la­va­do­ra e uma se­ca­do­ra tra­di­cio­nais jun­tas. (G.M.)

mockup