Filho de agricultores, Adelino Raymundo Colombo nasceu em Nova Milano, área rural de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, em dezembro de 1930. Desde criança tinha que trabalhar na lavoura para ajudar os pais, que eram de origem humilde. ‘‘Sempre quis ser comerciante. Sempre que podia acompanhava minha mãe até a cidade para apreciar o trabalho das balconistas nas lojas’’, contou. Aos 17 anos, seu sonho tornou-se realidade. Foi quando ele começou a trabalhar como vendedor em uma loja de ‘‘secos e molhados’’.
Para chegar ao trabalho, Adelino Colombo percorria a pé oito quilômetros por dia. Mas, ele era ambicioso. Queria ter seu próprio negócio. Foi então que começou a vender de porta em porta. ‘‘Batia na casa das pessoas e oferecia meus produtos. As vendas aumentaram e surgiu a necessidade de abrir um pequeno estabelecimento para que os clientes pudessem pagar as contas’’, contou. Aos 22 anos, ele abriu seu primeiro estabelecimento: o Armazém Colombo de Farroupilha.
‘‘O negócio foi prosperando e tivemos que expandi-lo.’’ Sete anos mais tarde, aos 29 anos, Colombo e o primo Dionysio Maggioni fundaram a Maggioni & Colombo Ltda, que mais tarde passou a se chamar Lojas Colombo. ‘‘Um ano depois da fundação da empresa, que era um misto de loja e oficina de conserto de rádios, aproveitamos o advento da televisão no Rio Grande do Sul’’, contou. Com a inauguração da TV Piratini, os primos perceberam o potencial do mercado. ‘‘Compramos o primeiro aparelho de TV de Farroupilha, ligando-o toda à noite na loja. As pessoas ficavam curiosas, assistiam a programação e aproveitavam para comprar nossos produtos’’.
Em 1964, eles lançaram um consórcio para a venda de televisões e, em 1965, abriram a primeira filial da loja, em Caxias do Sul, também no Rio Grande do Sul. ‘‘Daí para frente fomos abrindo filiais e nos transformamos nessa grande rede’’, disse. A rede continua de pé e dando lucro graças ao espírito empreendedor do empresário. ‘‘Ao longo destes 41 anos de empresa tivemos muitos desafios, mas vencemos’’, orgulha-se.
Aos 70 anos, Adelino Colombo diz que está acostumado a lidar com as crises econômicas que atingem o País. (E.W.)

mockup