São Paulo - A primeira pesquisa Symantec de Segurança de Sistemas e Informações, realizada pela fornecedora de tecnologia de segurança com companhias nacionais, revela que 67% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de ataque à rede. A empresa ouviu 240 executivos, com o objetivo de traçar o cenário da segurança de sistemas no País.
De acordo com a pesquisa, a origem dos ataques em 74% dos casos foi vírus. Em 25% dos casos de invasão de rede, os problemas foram causados por falta de conhecimento e treinamento de funcionários, e em 16%, por acesso não autorizado de internos à empresa (quebra ou uso indevido de senhas).
No levantamento da Symantec, 38% dos executivos afirmaram que os ataques foram de origem externa (hackers), 7% apontaram que a procedência foi interna (funcionários) e 48% responderam que os ataques se deram de ambas as formas.
Quanto ao uso de soluções de segurança, firewall, antivírus e senhas de acesso aparecem no topo da lista, com 97%, 95% e 88%, respectivamente. A maioria dos pesquisados (70%) afirmou que a companhia possui política de segurança estabelecida.

mockup