Brasília - A Receita Federal informou que vai liberar na próxima segunda-feira, a partir das 8h, a consulta ao primeiro lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2005. Foram incluídas nesse lote 146.078 declarações de contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda, que somam R$ 199,99 milhões.
Os contribuintes que não receberam a restituições nos seis lote normais do ano passado entraram na malha fina do leão. Para consultar a lista, o contribuinte pode acessar a página da Receita na Internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para 0300-78-0300.
Segundo a Receita., serão liberadas também nesse primeiro lote outras 328.700 declarações de contribuintes com saldo a pagar de imposto, correspondendo a R$ 521,767 milhões. A Receita incluiu também 165.275 declarações de contribuintes que tiveram saldo zero de imposto.
O dinheiro da restituição estará disponível para saque no próximo dia 16, com correção de 13,02% - referentes à taxa Selic acumulada de maio a dezembro e mais 1% de janeiro. O contribuinte que não informou o número da conta corrente para o crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar gratuitamente para o número 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.
Os contribuintes podem obter informações sobre os motivos que levaram a declaração a ficar retida em malha na página da Receita na Internet. A Receita advertiu, no entanto, que as pendências fiscais encontradas não podem ser resolvidas nos centros de atendimento ao contribuinte. Para corrigir as divergências nas informações prestadas ou nos dados declarados, o contribuinte deve enviar a declaração retificadora.

mockup