Fiscais da Receita Federal identificaram 113 empresas de Londrina e região que apresentaram receitas maiores do que os valores informados oficialmente. As empresas estão enquadradas no Simples Nacional e podem faturar até R$300 mil/mês. A fraude teria ocorrido entre os anos de 2009 e 2010.

De acordo com o delegado adjunto da Receita Federal em Londrina, Davi José de Oliveira, cerca de 500 empresas estão sendo investigadas. A estimativa é de que juntas elas tenham sonegado até R$150 milhões de reais. "Aquelas empresas que trabalham diretamente com o consumidor final, elas têm um índice de sonegação de receita muito alto. Algumas chegam a receber, por exemplo, das administradoras de cartão de crédito um volume cinco vezes maior do que elas declaram como faturamento bruto, ou seja, é um índice de sonegação absurdo", disse em entrevista à rádio CBN Londrina.

A incidência de fraudes desse tipo é maior no comércio varejista. Os fiscais analisaram a movimentação financeira, os valores recebidos das administradoras da cartão de crédito, os financiamentos bancários e as declarações de faturamento.

Entre as punições previstas estão a exclusão do Simples Nacional e o pagamento de multas sobre os valores não declarados. A relação com as empresas vai ser repassada ao Ministério Público para que os responsáveis respondam na Justiça pelo crime de sonegação fiscal. (Com informações da rádio CBN)

mockup