Os 165 mil contribuintes paranaenses já podem acessar todos os produtos e serviços prestados pela Receita Estadual via computador. Foi lançada ontem em Curitiba a Agência de Rendas Virtual. Com um investimento de R$ 500 mil, o sistema faz parte do Programa de Modernização do Fisco, financiado pelo Banco Mundial.
‘‘É um serviço inédito no Brasil e vai beneficiar toda a população’’, disse o governador Jaime Lerner, que apresentou o novo programa a empresários e contabilistas presentes no Palácio Iguaçu. ‘‘Quanto mais ágil e eficiente a máquina arrecadadora, mais recursos o Estado terá para investimentos’’, afirmou o governador.
Segundo Giovani Gionédis, secretário estadual da Fazenda, a Agência de Rendas vai liberar cerca de 150 agentes, aproximadamente 30% dos que hoje atuam em processos administrativos, para trabalhos de fiscalização. ‘‘Isso é muito bom, pois aumenta a produtividade da Receita Estadual, melhorando a arrecadação’’, afirmou. Para o contribuinte o ganho é em qualidade de atendimento. ‘‘Além de mais transparência nas informações, o sistema garante economia de tempo, pois evita deslocamentos até as repartições fazendárias.’’
A solicitação do usuário à Receita Estadual fica depositada numa caixa postal individual, só acessada por senha e chave pessoal. O sistema é gratuito para o contribuinte. Para utilizá-lo, empresas e contabilistas precisam apenas de equipamentos básicos de informática.
Configuração mínima - Para instalar o programa, bastam um microcomputador (IBM-PC ou compatível), um processador 486, disco rígido com 15 MB livres, 16 Mb de memória RAM, teclado padrão, mouse, monitor VGA, modem 14.400 bps, linha telefônica e MS-Windows 95. O kit de instalação (CD-Rom ou disquete) está disponível nas Delegacias Regionais. A Celepar mantém uma central de atendimento de apoio ao usuários para instalar o sistema. Uma segunda central de atendimento foi instalada na própria Receita Estadual, para informações específicas sobre os procedimentos fiscais. Em Curitiba, o telefone é 324-1528. Os usuários residentes em outros municípios devem ligar para 0800-411528.DivulgaçãoReforço na arrecadaçãoO governador Jaime Lerner durante o lançamento da Agência de Rendas Virtual: serviço inédito no PaísDa Redação

mockup