Receita de exportação de couro aumenta 44% no PR
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Redação FolhaWeb 
De janeiro a setembro de 2011, as exportações de couro do Paraná somaram US$ 176,89 milhões. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a receita é cerca de 44% superior à arrecadação do mesmo período do ano passado.
Já o número de abates do Estado de janeiro a junho deste ano, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), caiu. O volume, de acordo com a entidade, foi 2,3% menor do que no mesmo período do ano passado.
Hyberville Neto, veterinário e consultor da Scot Consultoria, destaca que o cenário paranaense de baixa oferta é semelhante à situação do resto do País. ''Com a baixa oferta de pele animal, os preços aqueceram, o que justifica o aumento da arrecadação em receita mesmo com a diminuição do volume exportado'', aponta o especialista. Outro fator que melhorou a arrecadação do setor, avalia o consultor, foi a valorização do dólar frente ao real. Saiba mais na reportagem de Ricardo Maia.


