Com base nas características demográficas da população londrinense, a pesquisa Top de Marcas, na 29ª edição, e que será divulgada ao público nesta sexta-feira (22), vai a campo para averiguar anualmente quais as marcas alcançaram a memória do consumidor nos muitos segmentos de mercado. O entrevistado, definido, por cotas de acordo com dados do IBGE para a cidade, responde espontaneamente à pergunta: “Qual a marca você que mais se lembra quando pensa em...?”.

Há 29 anos o londrinense vem sendo questionado sobre as marcas que alcançaram a sua lembrança, de modo a mapear o sucesso das empresas na busca pela visibilidade e pela fidelidade do consumidor. Mais do que o feito de alcançar destaque na lembrança espontânea, o grande desafio das marcas é se manter na memória de modo a prolongar a retenção e obter a fixação neural, garantindo mais facilidade para despertar a atenção da audiência e atingir o retorno em vendas.

As cotas da população entrevistada são definidas pelos percentuais apontados pelo IBGE por sexo, idade, escolaridade, renda e região de moradia. As respostas são espontâneas, sem consulta. Quando uma marca alcança a liderança no seu segmento de mercado significa que mais pessoas estão propensas a se relacionarem com a empresa e a ouvirem o que estas marcas estão comunicando, rumo à construção de relacionamentos mais sólidos com o consumidor.

“Os números trazidos pela pesquisa são como gatilhos para as empresas visualizarem a sua própria percepção pelo mercado consumidor. Ano a ano as empresas recebem um diagnóstico rico em informações que permite avaliar cenários com base no perfil dos moradores e compará-los com o público-alvo que se quer atingir”, aponta Cláudia Romariz, jornalista e fundadora do Prêmio Top de Marcas Londrina. É interessante analisar, segundo ela, os percentuais alcançados pelas marcas concorrentes nas cotas de abordagem e os percentuais de não lembrança de marcas. “Não lembrança significa mentes ainda virgens na percepção de marca relacionada ao segmento, o que deve ser entendido como oportunidade de acesso às pessoas ainda não fidelizadas pela concorrência”, afirmou.

De acordo com Renato Rocha, sócio-diretor da Litz Estratégia e Marketing, realizador da pesquisa, os dados aferidos refletem o momento atual das marcas e contam muito sobre a sua trajetória no mercado e a dos seus concorrentes. “É preciso ficar atento às tendências que se desenham com os anos. É possível prever a ascensão de marcas olhando o seu crescimento e o declínio de outras, mesmo ainda estando líderes nos seus mercados. Estar na liderança hoje não significa estar em um patamar confortável e sim estar em um podium em constante movimento na disputa pela audiência, interesse e fidelidade do consumidor. Inovar e permitir boas experiências de consumo tem tudo a ver com isso”, destacou.

A pesquisa Top de Marcas Londrina 2024 foi realizada nos meses de julho e agosto e envolveu 10 categorias de negócios e 68 segmentos de consumo, além da Categoria Top Marcas Corporativas que avaliou a relação dos londrinense com as empresas atuantes na cidade e a Top Reputação que aferiu a recomendação de marcas pelos consumidores em 10 categorias. Ao total foram ouvidos 600 moradores da cidade nas cinco regiões – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro de acordo com o número de habitantes. A estratificação permite assegurar um nível de confiança de 95%. Todas as informações da pesquisa serão divulgadas na revista Top de Marcas encartada pela Folha de Londrina para assinantes e venda avulsa no Paraná nessa sexta-feira (22) e publicadas online no site www.topdemarcas.com.br.