R$ 4,8 bi devem ser aplicados na indústria
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Anne Warth <br>Agência Estado 
São Paulo - Os investimentos da indústria de bens de capital devem atingir R$ 4,8 bilhões em 2011, de acordo com previsão da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O número representa crescimento de 18,6% em relação ao valor investido em 2010. Segundo o vice-presidente da entidade, Carlos Pastoriza, os investimentos em 2011 não devem promover um grande aumento da capacidade instalada ou mesmo uma grande modernização do setor. ''Os investimentos devem significar cerca de 5% do faturamento do setor e servirão para manter a capacidade instalada e substituir máquinas mais antigas'', afirmou.
Pastoriza explicou que o cenário do setor não tem incentivado a realização de grandes investimentos. Ele citou dados relativos ao consumo aparente de máquinas e equipamentos, que representa o total de máquinas comercializadas no País, incluindo produção interna e importações. No primeiro trimestre de 2004, as importações representavam 39,89% do consumo aparente. Hoje, respondem por 59,37%.
Na avaliação de Pastoriza, embora o mercado de bens de capital esteja aquecido no Brasil, a indústria nacional tem sido prejudicada pelos concorrentes asiáticos, que utilizam o câmbio ''artificial'' e obtêm vantagem ''desleal''. ''Estamos passando por uma compressão de preços e margens de lucro para tentar ganhar share dos importados e, mesmo assim, não estamos conseguindo'', disse.
A China é hoje o segundo maior exportador de máquinas para o Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Em janeiro, do total de máquinas importadas pelo País, 25,9% vieram dos Estados Unidos e 14,7% da China.


