Segundo o presidente da Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, se o projeto das PPPs for votado neste ano, as licitações só ocorreriam no primeiro semestre de 2005 e as contratações, no segundo semestre. ''Ou seja, investimento só em 2006.''
Outra solução que a Abdib vai incentivar é a implementação de fundos de investimento para aplicar em projetos de infra-estrutura. ''É uma boa maneira de financiar investimentos de longo prazo.'' A modalidade tende a ser vantajosa para um setor prioritário ao crescimento do País: o de energia elétrica.
Apesar da sobra de energia causada pelo racionamento, há grande preocupação com a paralisia dos investimentos. Para o governo, a energia excedente, aliada aos projetos em conclusão - resultado de decisões passadas -, garantem o abastecimento até 2008. Mas, se o País crescer a taxas maiores, essa folga acabará antes. (AE)

mockup