Piscicultor na região de Itambaracá há sete anos, Vauller Furtado representa três condomínios com a capacidade de produção de 60 toneladas de tilápia por mês. Ele participou do 13º Seminário de Aquicultura na ExpoLondrina e realizou uma palestra aos participantes para expor as principais dificuldades que o setor enfrenta no Estado.
Furtado disse que no início da produção os principais entraves envolvem os licenciamentos, principalmente o ambiental, que no caso do condomínio demorou três anos para sair. "Agora, nossa principal dificuldade envolve os custos de produção, principalmente de ração, que representam hoje 66% do nosso custo total."
Ele lembrou também que em sete anos trabalhando na atividade as margens de lucro reduziram de 30% para 10% no período. "Isso é muito preocupante. Se continuarmos dessa forma, vamos quebrar. Por isso, trouxe todas as planilhas para relatar aos participantes os nossos controles. Mostro claramente que se a gente não melhorar o preço do produto não vamos conseguir se sustentar na atividade." (V.L.)

mockup