Curitiba A queda de 6% na produção da indústria automobilística brasileira, no mês de outubro em comparação a setembro, não reflete a expectativa das revendedoras de veículos. Fontes do setor estimam um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas este mês. Até o final do ano, as concessionárias devem ter atingido volume de comercialização, pelo menos, 8% maior que em 2003.
O otimismo dos revendedores de carros pode ser percebido, também, na projeção de negócios feita para o 8º Salão do Automóvel de Curitiba, que será aberto hoje no Expo Trade Convention & Exhibition Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os organizadores do evento calculam faturamento de R$ 12,5 milhões com o fechamento de 430 negócios.
Para o diretor comercial da concessionária Servopa, de Curitiba, Marco Antônio Rossi, a manutenção na taxa de juros e as taxas subsidiadas de 0,99% oferecidas pelas montadoras têm contribuído para o bom desempenho nas vendas.
Segundo ele, julho foi o mês de maior alavancagem nas vendas, resultado que deve se repetir este mês. A partir de hoje, os carros novos da marca Volkswagen terão alta de 1,5% a 2% nos preços. Mas Rossi afirma que, como a concessionária trabalha com estoque, vai manter por, pelo menos, uma semana, os preços velhos na tentativa também de atrair os consumidores.
Pelo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgado, ontem, houve queda de 0,6% no número de licenciamentos (dado usado para representar as vendas no varejo), expedidos em outubro. No entanto, no acumulado do ano, o crescimento é de 11,7%. Segundo a entidade, entre janeiro e outubro foram 1,26 milhão de licenciamentos contra 1,13 milhão no mesmo período do ano passado.
Em relação à produção a Anfavea aponta que, em outubro, as montadoras fabricaram 190.971 veículos, enquanto em setembro foram 203,2 mil unidades. Na comparação com outubro de 2003, a produção cresceu 13,8%. No acumulado do ano, o aumento foi de 21%, passando de 1,5 milhão entre janeiro e outubro de 2003 para 1,82 milhão em igual período deste ano.
As montadoras devem superar em dezembro a marca de 2 milhões de unidades produzidas em 2004. A Anfavea trabalha apenas com dados nacionais. No Paraná, os últimos números divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba apontam crescimento de 40,17% na produção de carros de passeio, e de 53,63% na produção de comerciais pesados (caminhões e ônibus), entre janeiro e agosto.
Para atingir a meta e garantir contratos de exportação, algumas montadoras alteraram os programas de férias coletivas de fim de ano. A General Motors, que tradicionalmente concede entre 15 e 20 dias de dezembro a janeiro, postergou todo o período de paralisação para o início de 2005 nas três fábricas do grupo.
A Scania também alterou seu calendário. Em vez de suspender a produção por 30 dias às vésperas do Natal, dividiu o período para 18 dias em dezembro e 12 em julho. A Ford não dará férias na fábrica de motores em Taubaté (SP) e ainda negocia alternativas com funcionários de São Bernardo (SP) e Camaçari (BA).
A Volkswagen deu férias coletivas para os funcionários entre os dias 11 e 21 de outubro para adequações na linha de montagem. A Volkswagen-Audi, segundo a assessoria de imprensa, aumentará a produção a partir deste mês, principalmente do Fox.

mockup