Quase todos os bancos de Londrina estão fechados
O número de agências bancárias fechadas no Paraná subiu mais 11% no comparativo entre o segundo e terceiro dias de paralisação. Segundo dados da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Paraná (Fetec-CUT) e Sindicato dos Bancários de Curitiba, 561 agências estavam fora de operação ontem a tarde em todo o Estado, frente a 503 na quarta-feira. Em Londrina e região, 68 bancos estão fechados de um total de 74.
Na capital do Estado e região metropolitana, são 272 agências e 13 centros administrativos paralisados, o que dá em torno de 15,6 mil bancários, ou 85% dos trabalhadores da base do sindicato. No total, 40% das agências do Paraná não estão funcionando.
Brasil
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) informou que 6.248 agências não funcionaram ontem em 25 estados e no Distrito Federal. De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), há 20.073 agências em todo o Brasil. Os bancos abriram normalmente apenas em Roraima, mas o sindicato local aprovou greve a partir de segunda-feira. Os grevistas pleiteiam 12,8% de aumento sobre pisos e salários, além de ampliação dos ganhos nas participações nos lucros, entre outras exigências. Os banqueiros ofereceram 8%. A proposta foi recusada. (V.L./Com Agências)





