As empresas que trabalham com desenvolvimento de softwares de entretenimento no Paraná, e que estão ou já estiveram incubadas, integram a Gamenet, organismo criado em maio do ano passado com apenas três participantes: a Inflammatio, de Londrina; Continuum, de Curitiba; e a Forx, de Maringá. Passado quase um ano e meio, a Gamenet Rede Paranaense de Empresas de Jogos Eletrônicos, possui 14 associados.
''O Paraná é o Vale do Silício brasileiro'', compara o diretor-executivo da Oniria Entretenimento, incubada da Intuel, Juliano Barbosa Alves, em referência à região americana onde estão instaladas indústrias de alta tecnologia. Em todo o País, segundo ele, há cerca de 35 empresas que desenvolvem jogos. Quase metade delas está no Paraná.
A Gamenet foi criada por iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio do programa W-Class Paraná Classe Mundial em Tecnologia da Informação e da Comunicação. O objetivo é estimular o surgimento e desenvolvimento de empresas paranaenses na área de jogos eletrônicos de entretenimento e educativos, promovendo sua consolidação nos mercados nacional e internacional.
''A rede favorece a troca de experiências e propicia parcerias entre as empresas, dá apoio para aproximação com o mercado consumidor, abre caminhos para participação em eventos nacionais e internacionais'', enumera Alexandre Rômolo Moreira Feitosa, da Inflammatio Entertainment. A Contrapartida das empresas associadas à rede é estimular o surgimento de novos projetos, por meio de palestras, cursos e eventos.
A Gamenet criou o primeiro curso de pós-graduação em desenvolvimento de jogos da América do Sul, que funciona na Unicenp, em Curitiba e no qual a Inflammatio, de Londrina, ministrou recentemente a disciplina de game design.

mockup