A grande quantidade de informações e pontos de contato que buscam atrair a atenção das pessoas vem construindo um efeito de memória seletiva em que os consumidores começam a focar o seu interesse de acordo com os significados que são compartilhados pelas marcas no mercado. O que parece um caminho sem volta está exigindo das empresas não só conhecimento sobre as estratégias de engajamento de consumidores, mas a adoção de ações relacionadas ao propósito de existir e contribuir com a sociedade.

“As pessoas querem cada vez mais se relacionar com marcas que têm boa reputação, são transparentes no que comunicam e se esforçam verdadeiramente para trazer melhorias e facilidades para a vida do cidadão”, afirma Cláudia Romariz, jornalista e diretora da CRCOM, realizadora do tradicional prêmio Top de Marcas Londrina.

Na 27ª edição, a pesquisa afere a trajetória de percepção anual de marcas pelo londrinense em diferentes segmentos de mercado. Segundo ela, em todos esses anos, a tradição, que era algo muito relevante para a memorização do consumidor, foi abrindo espaço para o diálogo de novas marcas, realizado hoje por muitos canais. “Contudo, a comunicação que não focar na coerência entre o dizer e o fazer, perde a oportunidade de estabelecer conexões verdadeiras para a fidelização do consumidor”, destacou.

Nesse ano, a apuração das informações sobre as marcas mais lembradas espontaneamente pelo consumidor aconteceu entre os meses de agosto e setembro, envolveu 10 categorias de negócios e 69 segmentos de consumo, além da Categoria Marcas Corporativas que avalia a relação de lembrança do londrinense com as empresas atuantes na cidade em sete segmentos. Toda a pesquisa foi coordenada pelo instituto londrinense Litz.

Ao total foram ouvidos 600 moradores de Londrina nas cinco regiões – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro em cotas proporcionais ao número de habitantes de cada localidade. E de acordo com o perfil da população de Londrina segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram determinadas as cotas por sexo, idade e escolaridade. As cotas por renda social são definidas com base nas indicações do IPC Maps que aponta o potencial de consumo das cidades. A estratificação permite assegurar um nível de confiança de 95%.

Todos os entrevistados responderam à uma única pergunta sobre cada um dos segmentos abordados: “Qual a marca você mais se lembra quando pensa em...?”. As respostas são espontâneas e não são apresentados referências de marcas. A pesquisa registra o percentual de lembrança que a marca conseguiu atingir na memória dos consumidores e qual o grau de retenção alcançou com suas ações de comunicação na atualidade, além de posicioná-las frente à concorrência com a vantagem competitiva de se tornar uma opção real de consumo.

Além de aferir a lembrança espontânea de marcas que atuam no mercado local, a pesquisa Top de Marcas Londrina perguntou aos entrevistados quais os atributos que os levam a admirar uma marca. Nessa ordem, os mais relevantes foram: qualidade dos produtos e serviços; atendimento e rápido retorno ao consumidor; boa experiência na hora da compara; compromisso com questões socioambientais; preço de produtos e serviços. Todas as informações completas sobre a pesquisa de 2022 estarão na revista Top de Marcas encartada nessa sexta-feira (18) pela Folha de Londrina e publicadas no portal www.topdemarcas.com.br

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