PZL já monta aviões em Arapongas
Dois aviões agrícolas foram montados por técnicos do grupo polonês PZL em dezembro passado em Arapongas. Os aparelhos, usados para pulverização de lavouras, foram montados no hangar da prefeitura e vendidos para agricultores de Campo Mourão e do Paraguai.
A montagem dos dois aparelhos faz parte da implantação de uma fábrica de aviões, que estava prevista para dezembro de 1997. O atraso no projeto foi causado pela demora na liberação do armazém do Instituto Brasileiro de Café (IBC) de Arapongas - onde funcionará a fábrica, segundo o prefeito José Aparecido Bisca.
A montadora deve ocupar um terço dos 68 mil metros quadrados do galpão do IBC. A Codapar - Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná também usará um terço da área para estocar farinha. Ambos serão usuários do Centro Regional de Negócios, previsto para começar a funcionar no local até julho.
O protocolo de intenções para a instalação da montadora foi assinado em agosto passado pelo presidente do grupo, Ryszard Leja. A previsão é de que sejam montados 30 aparellhos por ano, gerando inicialmente cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Com investimentos de cerca de US$ 15 milhões, o faturamento previsto é de US$ 10 milhões no primeiro ano de funcionamento.
O consultor do IPD - Instituto Paraná Desenvolvimento e coordenador do projeto do Centro Regional de Negócios, Renato Ling Júnior, espera a liberação do armazém do IBC de Arapongas pelo governo federal para daqui a 15 dias. Arapongas e Mandaguari serão as primeiras cidades a ter o Centro, que servirá de show room para divulgar a produção do Paraná para todo o mundo. Ling diz que 600 empresas da região de Arapongas têm interesse em instalar-se no Centro.





