Público enfrenta chuva por empregos temporários
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Rosiane Correia de Freitas<BR> Equipe da Folha 
Curitiba - Cerca de 20 mil pessoas enfrentaram ontem o dia frio e chuvoso em Curitiba para se cadastrar para cerca de 8,7 mil empregos temporários e efetivos. Eles participaram do Mutirão do Emprego Temporário da Prefeitura da Capital. Este ano, na segunda edição do evento, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) espera cerca de 50 mil pessoas em dois dias. ''Se amanhã (hoje) o tempo firmar acho que confirmamos essa estimativa'', adiantou o secretário municipal do Trabalho, Paulo Afonso Bracarense Costa.
A feira reúne empresas de Curitiba e região que estão contratando profissionais para o fim de ano. No entando, apesar de ser focada no preenchimento de vagas temporárias, segundo Costa, algumas empresas estão atrás também de empregados efetivos. Caso das oportunidades anunciadas pela Sykes, empresa especializada em call-centers. ''Cerca de 98% das nossas vagas são efetivas'', diz Juliana Borcardin, supervisora de Recursos Humanos da companhia. A movimentação de ontem no estande da Sykes superou a expectativa da empresa: mais de mil se cadastraram para 300 vagas de emprego.
Mas mesmo as vagas temporárias têm vantagens. ''Para muitos essa é a oportunidade para ter experiência de trabalho em carteira e poder conquistar um emprego permanente no futuro'', diz Costa. É o caso de jovens que estão atrás do primeiro emprego. A assistente administrativa Claudia do Rocio aproveitou o Mutirão para distribuir currículos. Ela acaba de deixar um emprego temporário e agora busca uma nova ocupação. ''Ter tudo reunido aqui facilita a vida da gente'', comemorou.


