Em sua segunda edição, o Lidere - evento empresarial promovido pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) com apoio da FOLHA, reuniu 950 pessoas na quarta-feira e quinta-feira (3 e 4) no Vila Planalto. Foram 16 palestras, sendo oito principais e oito simultâneas, sem contar as apresentações feitas em quatro trilhas de conteúdo e as rodadas de negócio realizadas pelo Sebrae. A programação ainda contou com o 2º Redfoot Open Inovation.

Foram 16 palestras, em dois dias de evento, além de apresentações feitas em quatro trilhas de conteúdo e rodadas de negócio realizadas pelo Sebrae
Foram 16 palestras, em dois dias de evento, além de apresentações feitas em quatro trilhas de conteúdo e rodadas de negócio realizadas pelo Sebrae | Foto: Marcos Zanutto



"Certamente este se tornou o maior evento empresarial do interior do Estado e está entre os seis maiores do País", comemorou o superintendente da Acil, Rodrigo Geara. Ele conta que 90% do público é formado por empresários da cidade e 20 municípios da região, além de representantes de Santa Catarina e São Paulo. "Isso qualifica o Lidere porque se trata de formadores de opinião." De acordo com ele, o evento nasceu para ter destaque nacional. Por isso, teve convidados como o economista e apresentar do programa Manhattan Connection, Ricardo Amorim, e do criador do logotipo da Rede Globo, Hans-Donner.

"É uma oportunidade para o empresário local ter acessos aos conteúdos sem que tenha de se deslocar a São Paulo", diz o superintendente. Segundo ele, a inscrição do Lidere custou R$ 550 e se o empresário tivesse de se deslocar para a capital paulista teria um custo total de cerca de R$ 5 mil. "O papel da Acil é fomentar o desenvolvimento da economia e do meio em que está inserida e ser relevante para os associados", declara.

Moacir dos Santos, diretor do Grupo Value, um dos responsáveis pelas trilhas de conteúdo: "Lidere tem tudo para entrar no calendário nacional de eventos"
Moacir dos Santos, diretor do Grupo Value, um dos responsáveis pelas trilhas de conteúdo: "Lidere tem tudo para entrar no calendário nacional de eventos" | Foto: Marcos Zanutto



Moacir Vieira dos Santos, diretor do Grupo Value, um dos responsáveis pelas trilhas de conteúdo, diz que o Lidere "tem tudo" para entrar no calendário nacional de eventos. A empresa, que trabalha com governança, gestão e fusões e aquisições, trouxe especialistas "renomados" que participaram de pequenas palestras junto com empresários da região.

Rodrigo Geara, da Acil: "Certamente se tornou o maior evento empresarial do interior do Estado e está entre os seis maiores do País"
Rodrigo Geara, da Acil: "Certamente se tornou o maior evento empresarial do interior do Estado e está entre os seis maiores do País" | Foto: Marcos Zanutto



Outra que elogiou o Lidere foi a analista de eventos da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Maísa Massi Kumura. "A programação está bem de acordo com a necessidade atual do empresariado. Estamos num momento de mudança de paradigma", avalia. O principal objetivo da participação da entidade foi apresentar seu edital de inovação.

Liciana Pedroso, consultora do Sebrae: feedback dos empresários sobre as rodadas de negócio foi muito positivo
Liciana Pedroso, consultora do Sebrae: feedback dos empresários sobre as rodadas de negócio foi muito positivo | Foto: Marcos Zanutto



"A gente vem para divulgar a marca. A avaliação é positiva porque muita gente que não nos conhecia passou a conhecer", afirma a promotora da administradora de cartões, Coopercard, Mari Faforeto. Ela também veio para o Lidere do ano passado. O gerente da filial de Londrina da Sancor Seguros, Cleber Gamberini, foi outro que participou do evento pela segunda vez. "É importante para divulgarmos nossa marca para um público formador de opinião", alega.

NEGÓCIOS
Na manhã da quinta-feira, o Sebrae realizou uma rodada de negócios com 64 empresários. Eles se dividiram em mesas de oito lugares cada e apresentaram seus negócios. Depois, se revezaram nas mesas de forma que todos puderam se conhecer. "Tenho certeza que vão sair negócios dessas rodadas de conexão", diz a consultora do Sebrae, Liciana Pedroso. Segundo ela, o feedback dos empresários foi muito positivo.

A data do 3º Lidere já foi divulgada. Será nos dias 16 e 17 de outubro de 2019. "Nossa responsabilidade é muito grande porque nos comprometemos a inovar sempre", diz o superintendente da Acil.