Publicação orienta os investidores
Entre as dificuldades para a orientação adequada do desenvolvimento da aquicultura e pesca no País está a carência de livros e publicações sobre o setor. Para suprir essa deficiência, a bióloga Nadia Rita Boscardin Borghetti lançou no mercado o livro Aquicultura, uma visão geral sobre a produção de organismos aquáticos no Brasil e no mundo. O livro tem como co-autores o biólogo José Roberto Borghetti e o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Antônio Ostrensky.
A idéia de escrever esse livro surgiu da necessidade de agrupar numa única publicação todas as informações disponíveis sobre a aquicultura mundial e brasileira. Os autores fazem uma análise da aquicultura mundial desde 1990 e da brasileira desde 1987.
O livro é de fácil leitura e pode ser utilizado como referência para empresários que querem investir em pesca e aquicultura no Brasil. Também os acadêmicos poderão encontrar na publicação informações importantes para a formulação de políticas públicas e definição de linhas de crédito.
De acordo com Nadia Borghetti, o capital internacional está de olho no Brasil e muitos investidores nesse setor já estão percebendo o potencial de exploração da costa brasileira, com fins exportadores. ''Esse livro é referência também para quem quer investir no Brasil'', acentua. A publicação contém gráficos e tabelas que facilitam o entendimento. V.C.
A aqüicultura e a pesca, incentivadas a partir de 1996 pelo então ministro da Agricultura José Eduardo de Andrade Vieira, tirou o Brasil da condição de importador de pescados; ao lado, o biólogo José Roberto Borghetti, nomeado pelo ex-ministro
para alavancar o setor, e a bióloga Nadia Rita Boscardin Borghetti,
autora de um livro





