Próxima safra pode crescer 5%, prevê ministro
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de maio de 2008
Fabíola Salvador 
Brasília - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem que a produção brasileira de grãos na safra 2008/09, que começa a ser cultivada em meados de setembro, deve crescer 5% em relação à colheita de 142,12 milhões de toneladas na safra atual.
Ele observou que a área plantada com grãos tem crescido entre 1% e 1,5% ao ano nos últimos anos e que essa variação deve se repetir na próxima safra. Ele informou, no entanto, que há muita área no Brasil que pode ser incorporada ao processo produtivo. Stephanes citou, por exemplo, que esteve ontem em Tocantins, onde 4 milhões de hectares de área de cerrado poderiam ser cultivados.
O ministro disse que no médio prazo, no período de dois a três anos, poderá haver uma nova alta dos preços dos alimentos, porque ''há um desequilíbrio entre oferta e demanda no mundo''.


