Curitiba - A direção do Núcleo Sindical de Curitiba e Região Metropolitana da APP-Sindicato realizou ontem protesto contra as mudanças que o governo federal quer implantar na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Cinco diretores entregaram quase 100 litros de leite em frente à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) em Curitiba.
De acordo com a presidente do núcleo, Maria Helena Guarezi, a distribuição de leite aconteceu para debater as mudanças que poderiam ocorrer com alguns benefícios da CLT, como a licença-maternidade. ‘‘Se a licença-maternidade for flexibilizada, a criança perderia várias semanas de amamentação. Se o prazo cair de 120 dias para 60 dias, por exemplo, o bebê será bastante prejudicado’’, afirmou.
As mudanças previstas na CLT, que já foram aprovadas na Câmara dos Deputados, permitem a flexibilização de alguns benefícios trabalhistas. O governo federal tinha pressa para aprovar o projeto, que agora está no Senado, mas deve desistir para exigir urgência de votação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
O protesto do núcleo da APP também serviu para convidar as pessoas a participarem da greve geral nacional marcada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para amanhã, informou Maria Helena. Em Curitiba, a concentração da greve será às 9 horas, na Praça Santos Andrade. ‘‘Vamos juntar os trabalhadores de várias áreas contra as mudanças na CLT’’, completou.

mockup