Prorrogada inscrição para ida à Itália
O Sebrae/PR prorrogou até o final de setembro as inscrições de empresários do setor do vestuário e designers de moda para participarem do Projeto Milano II, que vai levá-los à Itália em fevereiro do ano que vem. O projeto é promovido pela Fiep, Sebrae/PR, Senai, Sindicato das Indústrias do Vestuário do Paraná e Universidade Estadual de Londrina.
Até agora, doze empresas já confirmaram a inscrição, restando apenas oito vagas. A Itália foi o país escolhido por ser responsável por 30% da movimentação do mercado mundial da moda, que gira em torno de R$ 8 bilhões por ano. Desde os anos 70, Milão é o centro italiano e internacional para os negócios da moda, sendo palco de inúmeros eventos que situa a Itália como um dos centros de negócios europeus.
Entre os objetivos da viagem está a pesquisa da moda, a visita a importantes feiras do setor, a ampliação da cultura da moda, atualização de processos criativos e conhecimento de marcas italianas que são referências. No total, serão 15 dias de viagem que inclui visitas a feiras e indústrias, palestras, museus, mostras, entre outros.
A meta é proporcionar condições para que o setor do vestuário lance a moda paranaense em eventos próprios e que passe a ser inserida no circuito brasileiro. A ação foi definida pelo Comitê Gestor do Plano Estratégico do Setor do Vestuário do Paraná. A professora Doroteia Pires, do Curso de Estilismo da UEL, coordenadora do programa, acrescenta que não se trata de uma caravana, mas de um curso em que os participantes recebem certificado de participação fornecido pela Coordenadoria de Extensão à Comunidade da UEL, contabilizando 70 horas de estudo e trabalho. Mais informações podem ser obtidas no Sebrae/PR em Londrina pelo fone (43) 321-1011.
Conceição Valone Gorini, proprietária da Chamarra Confecções, participou do projeto Milano I e, depois da viagem, mudou o enfoque de seu negócio, investiu em melhoria de produtividade e qualidade na produção da fábrica e contratou assessoria em moda.
O resultado é o primeiro lançamento de coleção da empresa, direcionado para o verão. As peças foram pesquisadas e consegui levar qualidade com inovação, afirma Conceição.





