Bra­sí­lia - A de­ci­são de pror­ro­gar ou não a isen­ção do Im­pos­to so­bre Pro­du­tos In­dus­tria­li­za­dos (IPI) pa­ra au­to­mó­veis, pro­du­tos da li­nha bran­ca e ma­te­riais de cons­tru­ção só de­ve ser to­ma­da ­mais per­to do fi­nal do mês. Uma fon­te do Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da ex­pli­ca que es­tão sen­do con­si­de­ra­dos os as­pec­tos ma­croe­co­nô­mi­cos. Há um re­co­nhe­ci­men­to de que a si­tua­ção es­tá me­lhor que no fi­nal do ano pas­sa­do, quan­do a me­di­da foi ado­ta­da pa­ra au­to­mó­veis, e que, em mar­ço, quan­do hou­ve a pror­ro­ga­ção do pra­zo pa­ra o se­tor au­to­mo­ti­vo e a re­du­ção do IPI pa­ra al­guns ma­te­riais de cons­tru­ção e da li­nha bran­ca.
  A ava­lia­ção é que o cré­di­to es­tá vol­tan­do a pa­ta­ma­res acei­tá­veis e há uma re­to­ma­da da pro­du­ção des­tes pro­du­tos. Por is­so, há ­quem de­fen­da a não pror­ro­ga­ção do in­cen­ti­vo fis­cal. Um as­ses­sor do go­ver­no lem­bra que, em mar­ço, já hou­ve uma dis­cus­são so­bre a con­ve­niên­cia de pror­ro­gar ou não o be­ne­fí­cio pa­ra o se­tor au­to­mo­ti­vo. Pe­sa na dis­cus­são tam­bém o ta­ma­nho da efi­cá­cia da me­di­da ca­so ela se pro­lon­gue por ­mais tem­po.
  O mi­nis­tro do De­sen­vol­vi­men­to, In­dús­tria e Co­mér­cio Ex­te­rior, Mi­guel Jor­ge, tem afir­ma­do pu­bli­ca­men­te que é con­tra a re­du­ção da alí­quo­ta de IPI no se­gun­do se­mes­tre, mas nos bas­ti­do­res não tem si­do tão en­fá­ti­co. O ar­gu­men­to de­fen­di­do por ele é que vá­rios paí­ses da Eu­ro­pa têm con­ce­di­do in­cen­ti­vos, em di­nhei­ro, pa­ra a com­pra de veí­cu­los. Por is­so, con­si­de­ra ra­zoá­vel a pror­ro­ga­ção pa­ra as mon­ta­do­ras, se o im­pul­so nas ven­das for man­ti­do em ju­nho.
  O pró­prio pre­si­den­te ­Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va já ma­ni­fes­tou a von­ta­de em man­ter a re­du­ção de IPI pa­ra au­to­mó­veis até o fi­nal do ano, em fun­ção de ser um se­tor de for­te im­pac­to na eco­no­mia e in­ten­si­vo de mão de ­obra. Pa­ra os pro­du­tos da li­nha bran­ca, há uma ava­lia­ção no go­ver­no de que a me­di­da não sur­tiu os efei­tos de­se­ja­dos.
  A de­ci­são fi­nal só se­rá anun­cia­da às vés­pe­ras do tér­mi­no do be­ne­fí­cio, no fi­nal de ju­nho, pa­ra au­to­mó­veis e al­guns pro­du­tos de ma­te­riais de cons­tru­ção, e em mea­dos de ju­lho, pa­ra a li­nha bran­ca. Qual­quer anún­cio an­te­ci­pa­do, em ca­so de no­va pror­ro­ga­ção, po­de­ria le­var o con­su­mi­dor a ­adiar as com­pras pre­vis­tas pa­ra es­te mês. Por ser uma de­ci­são sen­sí­vel, até nos bas­ti­do­res, há um cui­da­do re­do­bra­do dos as­ses­so­res em co­men­tar o as­sun­to.

mockup