Desde que a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União a prorrogação de prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, da Declaração Final de Espólio e Declaração de Saída Definitiva do País para o dia 31 de maio, os escritórios de contabilidade têm reclamado da medida, já que precisam lidar com o acúmulo de trabalho com as declarações de imposto de pessoas jurídicas.

Escritórios de contabilidade têm reclamado da prorrogação do prazo de entrega da declaração do imposto de renda.
Escritórios de contabilidade têm reclamado da prorrogação do prazo de entrega da declaração do imposto de renda. | Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Marcelo Odetto Esquiante, presidente da Sescap-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região) ressaltou que toda prorrogação de prazo é complicada para os escritórios de contabilidade. “Os escritórios se preparam para entregar as declarações até o dia 30 de abril, logo essa prorrogação de prazo só acaba atrapalhando. Nós ligamos para o cliente e como eles viram o noticiário da prorrogação, eles acabam deixando a entrega da documentação mais para frente. Esse é o mal do brasileiro. É um costume ruim, pois mesmo prorrogando acaba postergando a entrega de todos os documentos para depois.”

Ele ressaltou que todos os contadores gostariam de entregar tudo até o dia 29 abril e se programaram para isso. “Nos últimos anos, em virtude da pandemia de Covid-19, estava tendo restrição e os órgãos não estavam atendendo. Para este ano, se a Receita Federal tivesse mantido o prazo, os escritórios teriam dado conta do recado. Mas com essa prorrogação o cliente relaxa mesmo.”

Questionado qual o percentual de clientes que habitualmente entrega a documentação no prazo, mas acabou postergando a entrega do material, ele afirmou que não pode responder pelos outros escritórios, mas pode medir pelos seus clientes. “Eu tiro por mim, que entreguei 70% das declarações de meus clientes até o dia 30 de abril, mas quase 30% de meus clientes ainda não entregaram”, observou.

Ele ressaltou que o novo prazo estabelecido pela Receita Federal quebrou a rotina do escritório. “Graças a Deus que há anos os escritórios de contabilidade têm trabalhado para atender no prazo e a tecnologia ajuda na busca de informação dos clientes, mas a culpa de não ter entregue até o dia 29 abril é do contribuinte, que não se esforça”, ressaltou o presidente da Sescap-LDR.

O contabilista Osvaldo Lima, também de Londrina, também fez coro ao manifestar sua insatisfação com a mudança de prazo. “Para quem trabalha no escritório de contabilidade, o adiamento é um transtorno. Nós passamos o mês de março trabalhando e esperando o fim do prazo para abril e, de repente, prorrogaram. Muita gente vai deixar a entrega da documentação para a última hora do mesmo jeito. “ A gente cobra bastante e, mesmo com o adiamento, as pessoas continuam devendo documentos.” Ele também estima que cerca de 30% de seus clientes habituais do escritório de contabilidade deixaram de entregar os documentos devido à prorrogação do prazo. “Nesse mês de maio teremos que dar conta da entrega das declarações das pessoas jurídicas e a prorrogação do prazo para pessoas físicas vai fazer o trabalho acumular. Teremos de fazer uma força-tarefa no escritório com expediente até mais tarde e teremos de trabalhar no fim de semana, inclusive domingo.”

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1