Rio de Janeiro Um dia depois da confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, líderes empresariais e economistas demonstraram ontem otimismo em relação ao governo petista e, acima de tudo, disposição para colaborar no pacto da sociedade proposto pelo presidente eleito. O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvea Vieira, disse que a entidade está ``pronta para colaborar`` e que está ``otimista``.
Vieira considerou um ``discurso de estadista`` o pronunciamento de Lula no início da tarde de ontem. Sua avaliação é que o presidente eleito, no ``contexto nacional, tocou em tudo o que queremos: reforma tributária, da previdência, trabalhista e reforma agrária, tudo isso com equilíbrio fiscal e, ainda, combate ao narcotráfico``. Acrescentou que ``todos temos que colaborar``.
Outro líder empresarial, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), José Humberto Pires de Araújo, também disse que o segmento supermercadista está pronto para colaborar no ``pacto`` proposto pelo presidente eleito. Ele disse também que será importante que o novo governo anuncie o mais breve possível sua equipe econômica, ``para tranquilizar ainda mais o mercado e garantir uma transição calma``.

mockup