A expectativa do comércio de roupas este mês é liquidar todos os estoques, para iniciar em março a reposição com peças da meia estação. ‘‘A cidade perdeu seus consumidores durante as férias, que foram para a praia e adiaram suas compras na cidade. Agora é a hora de aproveitar o aumento do movimento’’, diz o vice-presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Curitiba, Camilo Turmina.
Segundo Turmina, liquidações e promoções são as melhores alternativas para melhorar o fluxo de caixa das lojas, principalmente do segmento de confecções nesta época do ano. Ele destaca que a simples presença dos consumidores na cidade, com o fim das férias, não é suficiente para garantir aumento nas vendas. ‘‘Quem volta das férias tem que pagar um monte de contas que ficaram paradas e assumir a compra do material escolar’’.
‘‘Hoje, para motivar o consumidor, que está sem dinheiro, só mesmo com liquidações, mais prazo e vantagens reais’’, diz o vice do CDL. Ele defende que os comerciantes devem ‘‘torrar’’ todo os estoques. ‘‘O que sobrar é mais prejuízo que vender barato’’, justifica. ‘‘Há realmente a expectativa de uma enormidade de liquidações’’, completa.
Com as margens de lucro caindo a cada ano, vender mais é a única saída dos comerciantes para manter a lucratividade. ‘‘A cada ano as margens de lucro caem 10% a 15%’’, afirma.

mockup