Em Londrina, as mulheres do jardim União da Vitória (zona sul), que participam do Projeto Vitória pretendem comprar maquinário e profissionalizar o trabalho de confecção de bolsas. Segundo o coordenador do projeto, Nélio Pinheiro, a intenção é tornar o projeto auto-sustentável, através da criação de uma cooperativa ou de uma microempresa. ''Estamos pensando em ampliar a produção e fazer também artigos de decoração'', afirmou.
A verba para a profissionalização elas já tem. Em julho, o projeto foi um dos dez ganhadores do 8º Prêmio Banco Real/Universidade Solidária e recebeu um prêmio de R$ 20 mil. Assim como elas, cada uma das iniciativas ganhadores deverá aplicar a verba, em um prazo de seis meses, em atividades com cronograma monitorado pela Universidade Solidária.
O Projeto Vitória, ex-Projeto Pedaço de Pano, começou há três anos com uma oficina do Festival Internacional de Londrina (Filo) direcionada à comunidade carente do União da Vitória, que ensinou a confecção de roupas e bolsas a partir de retalhos de tecido e couro, e metais. Hoje, o projeto utiliza a estrutura do curso de estilismo em moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Do grupo participam entre 10 e 20 mulheres, que recebem orientação uma vez por semana e confeccionam as peças em casa.
Parte do trabalho delas pode ser visto durante o Mercado Espaço Urbano, que acontece até hoje, das 12h às 22 horas, na Casa de Cultura da UEL (Rua Mato Grosso esquina com Avenida Celso Garcia Cid).

mockup