Imagem ilustrativa da imagem Projeto prevê soluções tecnológicas para a rua Sergipe

Criada na década de 1930, a rua Sergipe já foi poeira e lama e desde seu início integrava a primeira zona comercial de Londrina. A vocação persistiu ao longo das décadas e hoje a rua é um dos principais pontos de comércio popular do município. Vez ou outra, passa por processos de revitalização engendrados pela prefeitura, com reformulações no mobiliário e paisagismo. A mais nova investida é o projeto Cidades Inteligentes, que prevê a adoção de novas tecnologias em ambiente urbano, por meio da instalação de soluções como inteligência artificial e conectividade.

O acordo de cooperação técnica para o início da execução do projeto na rua Sergipe foi assinado nesta quinta-feira (21) e dele fazem parte a Prefeitura de Londrina, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI (Parque Tecnológico Itaipu). Ao todo, a ABDI investirá R$ 3,4 milhões na instalação de luminárias inteligentes com câmeras, redes de wi-fi públicas, software de reconhecimento facial, semáforos inteligentes e software de monitoramento do movimento da rua. Outros R$ 1 milhão serão investidos na capacitação dos varejistas da região. Futuramente, estão previstos ainda testes com redes 5G. Todo o sistema terá gestão unificada em um centro de controle operacional.

A expectativa é que as soluções implementadas beneficiem os cerca de 400 estabelecimentos comerciais localizados na rua Sergipe. Durante esse período, a condução e o acompanhamento das ações serão realizados pela ABDI e pelo PTI. “O que vamos fazer é colocar tecnologias de mobilidade urbana e segurança pública para melhorar a vida das pessoas que passam pela Sergipe e dos comerciantes. Nosso intuito é aumentar as vendas dos comerciantes para que melhorando as vendas, empreguem mais gente e consigam melhorar a vida das pessoas de Londrina”, disse o presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet. Entre as melhorias incluídas no projeto está a instalação de semáforos inteligentes que usam Inteligência Artificial, diminuindo o tempo de parada dos veículos, aumentando a fluidez do trânsito e evitando retenções. “Também temos tecnologia para melhorar a iluminação pública junto com câmeras de segurança que façam reconhecimento facial, reconhecimento de placas de veículos, conectadas com as autoridades de segurança pública.”

Imagem ilustrativa da imagem Projeto prevê soluções tecnológicas para a rua Sergipe

O PTI já iniciou as cotações e os processos licitatórios para a compra dos equipamentos, com o chamamento das empresas. “Nossa expectativa é começar as obras em 60 a 90 dias”, afirmou o diretor de Negócios e Inovação do órgão, Rodrigo Régis. Segundo ele, quando tudo estiver funcionando, será possível, por exemplo, mapear por onde as pessoas circulam e melhorar a fidelização dos clientes por meio dos algorítimos que podem indicar onde o cliente compra e o que ele mais compra.

A iniciativa foi viabilizada pela articulação da deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) entre a prefeitura e a ABDI. “É um case de inovação no País e escolhemos a rua Sergipe porque é uma rua histórica, mas o fato de haver uma governança na rua, um grupo de empresários e instituições que há 12 anos se reúne, foi muito importante porque essas pessoas lideram o processo de melhoria”, destacou a parlamentar.