Na zona leste, Maria Rosa de Moraes Martins aposta nos preços baixos para conquistar os consumidores
Na zona leste, Maria Rosa de Moraes Martins aposta nos preços baixos para conquistar os consumidores | Foto: Gina Mardones



A comerciante Maria Rosa de Moraes Martins, do Jardim Monte Carlo (zona leste), não reclama do movimento da sua mercearia, uma das mais tradicionais do bairro. A família tem negócio na região há 28 anos, começou com um bar e aos poucos foi agregando serviços. Hoje, o estabelecimento conta com padaria e sacolão.

Instalada próxima de um supermercado de rede, Martins usa como estratégia o preço para conquistar os consumidores. "Fabricamos os produtos da padaria, negociamos com os fornecedores e procuramos comprar os produtos em oferta. Somos um comércio pequeno, mas forte. Já passei por crises, mas sou teimosa", destacou.

Fortalecer o varejo bairrista é uma das bandeiras do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região), segundo o presidente do sindicato, Ovhanes Gava. A entidade pretende implantar um projeto junto com o Sebrae de capacitação dos comerciantes e criação de polos comerciais.

A cidade deve ser dividida em regiões como por exemplo, avenida São João, avenida Inglaterra e entorno da avenida Maringá, no Jardim Bancários. "O Sebrae fará o estudo da cultura de consumo de cada região e a partir destes resultados vamos oferecer capacitação. Queremos tirá-los da zona de conforto e fazê-los pensar sobre como podem fazer seus negócios crescerem", afirmou Gava.

O projeto se inspira na iniciativa dos comerciantes da zona norte, que criaram a Acezonor (Associação Comercial da Zona Norte). A entidade batalhou para a revitalização da avenida Saul Elckind e já fez campanhas de compras em datas comemorativas. (A.M.P)