Programação especial marca 50 anos da ExpoLondrina
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Raquel de Carvalho<br> Reportagem Local 
Um evento com a magnitude do jubileu de ouro é o que promete a Sociedade Rural do Paraná para a 50 Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, 18 de âmbito internacional. As primeiras novidades da feira, que será realizada de 1º a 11 de abril, no Parque Ney Braga, foram divulgadas ontem em coletiva, coordenada pelo presidente da SRP, Alexandre Lopes Kireeff. A expectativa é que os números ultrapassem a marca de 2009, que foi de quase R$ 187 milhões em movimentação global. A ExpoLondrina será lançada no dia 4 de fevereiro em um evento no pavilhão internacional.
Expositores, comerciantes e visitantes vão encontrar um parque reformulado. De acordo com Kireeff, a Sociedade Rural investiu cerca de R$ 500 mil em reformas para garantir espaço adequado e confortável. Uma das preocupações é facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida pelo parque. Para marcar o cinquentenário, a SRP fez parceria com a Ambev - que vai instalar o camarote da Brahma, e definiu uma programação artística especial (ver matéria na Folha 2).
Alexandre Kireeff afirma que as expectativas de comercialização são bastante positivas, mas as estimativas só serão divulgadas em março. ''Vamos aguardar a definição da linhas de crédito para o setor'', diz. Mas o presidente da Rural prevê bons negócios no setor de máquinas e veículos e comércio popular.
Os dez dias de exposição vão movimentar diversos setores ligados ao agronegócio e lazer. Segundo Kireeff são leilões, julgamentos e comercialização direta de animais com qualidade genética de diversas raças bovinas, equinas, caprinas, ovinas, suínas, entre outras, além de uma programação técnica.
Outra programação já tradicional é a cavalgada, que anuncia a chegada da ExpoLondrina. Este ano, caravanas e comitivas de diversas regiões percorrem ruas e avenidas da cidade no dia 14 de março. A cavalgada, de acordo com a organização do evento, é uma homenagem da SRP aos antigos tropeiros que atravessavam o Norte do Paraná tocando gado.
As adequações do parque Ney Braga incluíram reforma nos locais destinados à cozinha de barracas e restaurantes. Segundo Kireeff, uma parceria com a Vigilância Sanitária vai promover também a capacitação de trabalhadores e comerciantes, que farão cursos como o de manipulação de alimentos.
Os ingressos para a ExpoLondrina, cujo valor ainda não foi definido, serão vendidos no período de realização da feira. O chamado ingresso Expô dá acesso exclusivamente ao parque de exposições Ney Braga - e não ao recinto de shows e rodeios. Para assistir à programação artística o preço e o ingresso são diferenciados. Os ingressos para a ExpoLondrina poderão ser adquiridos na sede da Sociedade Rural (Parque Ney Braga) e nas lojas da rede de farmácias Vale Verde em Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana.


