Programa prepara para aposentadoria
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de abril de 2005
Carolina Avansini<br>Reportagem Local 
O que fazer depois da aposentadoria? Com o objetivo de discutir respostas a essa questão, o Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL) oferece à comunidade o projeto de extensão ''Programa de Preparação para Aposentadoria'' (PPA).
Coordenado pela professora Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves e operacionalizado pelas estudantes Andreza Garbeloti Passos e Isabel Cristina Ramos de Camargo, o trabalho é direcionado a empresas que queiram orientar seus funcionários sobre os caminhos possíveis após o desligamento da empresa. ''A idéia é levar essas pessoas ao reconhecimento de uma realidade que envolve a aposentadoria e o envelhecimento'', disse Aurora.
Com duração de um ano, o programa é realizado em várias etapas. Na fase inicial, as acadêmicas fazem o reconhecimento da realidade organizacional através de visitas monitoradas. Em seguida, definem a população a ser trabalhada, apresentam o programa e fazem o levantamento das expectativas e necessidades dessas pessoas através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas a partir de grandes tópicos.
As informações são analisadas e, com base nas conclusões levantadas, são realizadas intervenções grupais para cinco a 15 funcionários. ''Essa fase visa resgatar a identidade pessoal que muitas vezes é encoberta pela vida laborativa. Os trabalhadores redescobrem sonhos e fazem planos para a aposentadoria'', explicou.
A partir do resultado das intervenções, professora e alunas levantam áreas de interesse e entram em contato com profissionais para ministrarem palestras, workshops e outras atividades que atendam a demanda do público envolvido. Entre os assuntos mais procurados, Aurora cita os temas culturais, agricultura, orientações sobre relacionamento familiar e aspectos legais do processo. ''Queremos alertar que os aposentados têm direitos'', esclarece. O ciclo de atividades dura aproximadamente quatro dias.
O PPA tem custo baixo para a empresa. A realização do programa demanda uma sala para as reuniões, coffee break, recursos audiovisuais para os dias de evento e o eventual pagamento de bolsas de estudo para as estudantes. A vantagem, segundo a professora, é que a iniciativa atende aos princípios de responsabilidade social tão exigidos pelo mundo corporativo atual.


