O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) reuniu, ontem à tarde, artesãos de Londrina e região para divulgar o Programa Arte Nossa e o Sistema de Informações Cadastrais dos Artesãos no Brasil, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
  Conforme Iramar Diório Hermógenes, coordenador do artesanato no Provopar, a intenção é fortalecer a atividade no Estado viabilizando cursos e a auto-gestão dos grupos. Organizados em associações ou cooperativas legalizadas, eles poderão apresentar projetos e reivindicar verbas. ‘‘Temos uma experiência bem-sucedida em Guaraqueçaba (litoral paranaense), onde os próprios artesãos gerenciam a cooperativa e buscam parceiros. Queremos alcançar o mesmo amadurecimento no restante do Estado, partindo do banco de dados, que servirá à Provopar e ao governo federal para a definição de metas e orçamentos’’, explicou.
  A prefeitura não possui números das famílias que sobrevivem da produção e venda de artesanato em Londrina. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização conhece apenas os artesãos ativos que expõe seus produtos na Feira do Feito à Mão, realizada todos os domingos, no Calçadão, área central – por enquanto, são 173 cadastrados.
  A Associação dos Artesãos de Londrina (ATAL) possui somente 30 membros. Porém, a presidente Claudina Pinheiro Galvão, acredita que exista muitas pessoas que trabalham autonômamente. Ela mostrou-se interessada em elaborar um projeto para informatizar a associação.
  Interessados em informações sobre o Sistema de Informações Cadastrais dos Artesãos no Brasil devem procurar a sede regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, na Rua Hugo Cabral, 636 (Centro), ou pelo telefone (43) 3322-3575.

mockup