Com o início da pandemia de Covid-19, há dois anos, empresas que relutavam ou procrastinavam a implantação de ferramentas que aprimorassem seus processos e otimizassem o atendimento aos seus clientes foram empurradas para essa necessidade. Em uma época de tantas dificuldades e que trouxe desafios até então nunca vistos, melhorar a performance, a produtividade e se tornar mais competitivo no mercado exigiu muito dos empresários, mas buscar a inovação e definir a melhor solução para cada tipo de problema nem sempre é um caminho simples, especialmente para as micro e pequenas empresas.

Imagem ilustrativa da imagem Programa gratuito auxilia empresas em soluções de inovação
| Foto: iStock

Uma estimativa do Atlas dos Pequenos Negócios, do Sebrae, aponta que as micro e pequenas empresas geram cerca de R$ 420 bilhões ao ano no Brasil, mas apesar do grande potencial de geração de renda, a maioria dos empreendimentos têm uma enorme dificuldade de implantar soluções digitais. Com o intuito de promover a transformação digital nos pequenos negócios, o Sebrae lançou uma iniciativa que pretende auxiliar 275 empresas paranaenses, como foco na inovação.

Para o programa Brasil Mais, o Sebrae destacou agentes que irão trabalhar com cada empreendedor, de forma individual, analisando caso a caso para definir o melhor caminho a ser trilhado para alcançar melhores resultados, seja no atendimento ao cliente, automatização de processos financeiros, aumento de produtividade ou uma gestão mais eficiente. As consultorias são 100% on-line, possibilitando que empresas localizadas em cidades distantes de um escritório do Sebrae também possam participar.

O programa é gratuito, as inscrições estão abertas e serão aceitas empresas de todas as regiões do Estado. Até dezembro, serão oito encontros que começam com um diagnóstico da empresa por meio de uma ferramenta que irá auxiliar o agente de inovação a identificar as necessidades e qual a melhor solução para cada empreendimento. O Sebrae ainda irá reembolsar o empresário em R$ 2 mil pelos investimentos feitos em novas tecnologias. “Com a análise, o agente indica soluções, mas se o empresário tem uma solução que é de interesse e vai mudar a realidade da empresa, o agente vai analisar o retorno, se vai trazer benefícios. O agente é capacitado e ajuda na decisão, ajuda a visualizar o que o empresário pode ganhar”, disse o coordenador do projeto no Sebrae, Vinícius Galindo de Mello.

No Paraná, o programa é oferecido pela primeira vez, mas já foi aplicado e validade em outros estados brasileiros. “Existem soluções com um valor não tão elevado, mas o acompanhamento e o incentivo, vêm a tratar uma dificuldade que a gente percebia nas pequenas empresas para adoção dessa solução. Nessa jornada, as empresas vão poder melhorar os processos e a formam como elas se comunicam com seus clientes”, destacou o coordenador.

Ainda existem vagas disponíveis, mas caso alguém fique de fora, o Sebrae irá formar uma lista de espera para o próximo ciclo, que acontece em 2023 e será aberto a 650 empresas paranaenses, de todos os setores. Para se inscrever, o empresário pode acessar o link https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais#inscricao. No site do Sebrae também é possível obter mais informações sobre o programa.

Ajuste nos processos internos geram aumento de produtividade

No início deste ano, a gerente de Operações da Teknova, Roberta Maia Lemos Silvério, participou de um ciclo de consultoria com o objetivo de aprimorar a área de suporte técnico. A empresa de equipamentos para impressão viu a demanda crescer na pandemia, quando muitas pessoas passaram a adquirir as máquinas para trabalhar, e percebeu a urgência de fazer investimentos não só financeiros, mas também de tempo e dedicação para desenvolver novas ferramentas. Investimentos que vinham sendo postergados, mas que com o aumento da procura tornaram-se imprescindíveis.

“Essa área tinha potencial de crescimento, mas havia gargalos e a gente viu que precisava implementar manuais, videoaulas e fornecer manuais interativos que falassem bem a linguagem dos clientes”, contou Silvério. “Se isso não tivesse sido feito, a nossa demanda por suporte estaria muito puxada.”

A gerente procurou o Sebrae com algumas ideias, mas durante a consultoria novas soluções foram surgindo e após a implementação, as mudanças foram sendo notadas muito rapidamente. “Nós tínhamos uma linha de equipamentos que demandava muito tempo e uma energia muito grande, então resolvemos focar um uma linha só e quando fizemos a segmentação, explodimos e hoje esse segmento é responsável por 40% do faturamento da empresa”, disse. “A consultoria trouxe uma outra visão.”

Além dos ganhos financeiros, Silvério conta que a empresa também cresceu em valores, com a transformação da mentalidade da equipe comercial, melhorou o atendimento ao público e expandiu também fisicamente. Foi preciso alugar mais um galpão e o número de funcionários dobrou. “A gente começou a ir a feiras do segmento, participando como expositor e se posicionou nas redes sociais. Foi um caminho novo que a gente não tinha noção.”

Há apenas seis meses no mercado atuando na área de comunicação visual, a empresa Visual Print também buscou consultoria para conhecer todo o potencial da empresa, captar novos clientes e aumentar a produtividade. Há dois meses nesse processo, já foi possível mudar a organização interna, alterando a forma de encaminhamento de pedidos e solicitações de orçamento. “Como estou no início, busco aprimoramento e conhecimento em administração. Ainda é o começo, estamos nessa adaptação para depois entrarmos em outras dores da empresa”, disse a gerente comercial, Fernanda Ribeiro.(S.S.)

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